Press "Enter" to skip to content

Vítimas de bullying podem fazer cirurgias plásticas no Mato Grosso do Sul

Última atualização 10/05/2023 | 16:54

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou que vai custear cirurgias plásticas em crianças e adolescentes que sofreram bullying. O programa prevê que o público-alvo tenha acesso a intervenções estéticas por questões como “orelha de abano”, “excesso de mama” e estrabismo. 

O governo ainda está trabalhando na estruturação do programa, a fim de detalhar como esses procedimentos serão realizados, e a Secretária Estadual Adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul adianta que as cirurgias irão começar a ser realizadas ainda neste semestre.

“A Secretaria de Educação identificou alguns casos, a gente sabe que não há só esse tipo de situação ligado à forma física, existem outros também. O que o estado quer é, na verdade, ser inclusivo, e ser inclusivo de todas as formas, inclusive nessa forma das cirurgias”, explicou Christine Maymone, secretária estadual adjunta de Saúde.

Procedimentos

Desenvolvido como método “preventivos ao bullying” o documento divulgou que entre os procedimentos que serão desenvolvidos pelo programa estão, rinoplastia, cirurgia de estrabismo, otoplastia, mamoplastia redutora, ginecomastia e correção de cicatrizes. 

Com isso, o governo anunciou que pretende colaborar com a autoestima dos jovens da cidade e combater problemas mais estruturais, como a evasão escolar. 

As cirurgias estéticas farão parte de um pacote maior, chamado de MS Saúde: mais saúde, menos fila, com um orçamento total de R$ 53 milhões. A partir do investimento, o estado pretende realizar 15 mil cirurgias que aguardam na fila de espera. Entre elas estão casos de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia. 

Além dos procedimentos, o governo quer contemplar mais 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, densitometria e endoscopia.

“Passamos por uma pandemia, as filas se constituíram novamente e agora se faz necessário um programa como esse. É para as pessoas que vamos trabalhar. Esse programa vem dar respostas para essas ações e estimativa para zerar essa fila até o final do ano”, destacou Eduardo Riedel (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, durante lançamento do programa, em Campo Grande.