Vitinho, Botafogo: da segundona inglesa à convocação em um ano

vitinho2C-botafogo3A-da-segundona-inglesa-a-convocacao-em-um-ano

Como Vitinho, do Botafogo, foi da segunda divisão inglesa à convocação em um ano

Lateral é chamado para defender a seleção brasileira pouco mais de um ano após
deixar o Burnley rumo ao Botafogo

370 dias. Esse foi o tempo decorrido desde o último jogo de Vitinho pelo Burnley, então na segunda divisão inglesa – em 24 de agosto de 2024 -, e a primeira convocação do lateral do Botafogo à seleção brasileira. De lá para cá, o jogador superou a desconfiança de alguns torcedores, se firmou nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores, estendeu a boa fase sob o comando de Davide Ancelotti e agora colhe os frutos. O ge mostra como tudo mudou na carreira do lateral no último ano.

Botafogo divulga bastidores da convocação de Vitinho para a Seleção Brasileira

O lateral desembarcou no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 2024 para se apresentar ao Botafogo. Ou seja, ele completa um ano como jogador do Alvinegro neste domingo. Vitinho evitou o assunto seleção brasileira em sua apresentação, mas defender o Brasil já era um sonho do atleta.

— Venho primeiro pensando no Botafogo, em fazer meu trabalho. Com as consequências do meu trabalho eu posso pensar em seleção brasileira — disse Vitinho.

Em meados de setembro do ano passado, Vitinho estreou como titular diante do Corinthians, após receber a notícia da titularidade no vestiário. As características ofensivas que permearam seu sucesso no Burnley logo deram as caras, como no jogo contra o São Paulo pela Libertadores. Antes de assinar com o Botafogo, o lateral havia conversado com o então técnico Artur Jorge para entender seu papel na equipe.

Foi assim que Vitinho rapidamente preencheu a principal lacuna do elenco do Botafogo em 2024, ocupando o espaço na lateral direita deixado pela saída de Damián Suárez. Chegou a lidar com desconfiança da torcida e fechou as redes sociais, mas tornou-se peça importante nas conquistas da Libertadores e do Brasileirão – a atuação defensiva frente a Arana e Paulinho em Buenos Aires é lembrada com frequência por botafoguenses.

O lateral voltou a estar sob os holofotes em 2025, com o técnico Renato Paiva, que costumava promover uma frequente troca entre Vitinho e Mateo Ponte durante os jogos – e um esquema que incentivava a participação dos laterais no jogo ofensivo, pisando na área.

Desde a chegada de Davide Ancelotti, Vitinho só não completou 90 minutos contra Sport, Fortaleza (substituído), Corinthians e Palmeiras (saiu do banco). Estabelecido como um dos pilares de segurança da defesa, o lateral vai se apresentar à seleção brasileira pela primeira vez pouco mais de um ano depois de deixar a segunda divisão da Inglaterra.

— É a realização de um sonho, era um dos meus objetivos quando voltei ao Brasil. Sabia da relação entre Botafogo e Seleção, que o Botafogo era o time que mais cedeu jogadores à seleção brasileira. Agora, tenho essa oportunidade. (…) Objetivo pessoal meu, da minha família, um sonho desde criança. — celebrou Vitinho.

Antes de se apresentar à seleção brasileira, Vitinho terá um compromisso pelo Botafogo. Às 18h30 (de Brasília) deste sábado, o Alvinegro entra em campo no estádio Nilton Santos para enfrentar o Bragantino. A partida é válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp