“VLT em São Paulo: projeto de bonde elétrico busca integrar o Centro da cidade”

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A Prefeitura de São Paulo está planejando a volta do bonde com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de 12 km e 23 estações no Centro da cidade. O projeto do VLT receberá sugestões da população a partir do mês de agosto. A proposta tem o objetivo de trazer de volta o bonde às ruas da cidade, substituindo a antiga memória dos saudosistas por uma nova realidade de mobilidade.

O último bonde circulou em São Paulo no final dos anos 60, percorrendo 700 quilômetros ao longo da capital. Agora, o VLT irá trafegar por 12 quilômetros de trilhos, divididos em duas linhas de 6 km cada. As linhas serão nomeadas com árvores nativas da Mata Atlântica: Jequitibá e Sibipiruna, formando um formato de círculo e interligando-se no Largo do Paissandu, no Centro.

O trajeto do VLT incluirá bairros como Brás e Bom Retiro, passando por locais movimentados como o Mercadão, a Rua 25 de Março, o Vale do Anhangabaú, a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro. Serão 23 estações conectadas a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM.

De acordo com Pedro Martin Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo, o VLT deverá atender a cerca de 130 mil pessoas e aceitará o Bilhete Único, com preço de passagem equivalente ao ônibus. O objetivo é tornar o Centro um local de permanência e integração entre diferentes áreas, usando um meio de transporte elétrico e sustentável.

Para Luiz Vicente Figueira de Mello, pesquisador e professor de Engenharia de Trânsito da Unicamp, o VLT pode melhorar a micromobilidade no Centro, sendo uma opção para percursos longos e caros para se fazer a pé ou de carro de aplicativo. O investimento estimado para as obras do projeto é de R$ 3,8 bilhões, com previsão de duração de três anos.

A prefeitura irá arcar com 70% do custo da obra, buscando acordos e convênios com o governo federal para viabilizar as despesas. Os outros 30% serão provenientes do setor privado, por meio de um edital que será aberto no próximo ano para a construção e operação dos bondes ao longo de 30 anos. O projeto do VLT representa uma nova era de mobilidade e integração urbana para a cidade de São Paulo.

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