Press "Enter" to skip to content

Você conhece o novo documento de transferência de veículo?

As informações de propriedade como licenciamento do veículo ficarão reunidas no Certificado de Registro e licenciamento de veículo em meio digital (CRLV-e). Com isso, acabou o Certificado de veículo (CRV) impresso em papel moeda desde o dia 4 de janeiro de 2021.

O que é CRLV, e qual a diferença entre CRV e CRLV? - Olho no Carro

Para a transferência foi criada a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e com isso, nenhum órgão poderá mais fazer a impressão de documentos. A ideia é desburocratizar a vida do cidadão.

Para os veículos registrados antes do dia 4 de janeiro, continua valendo o CRV impresso em papel moeda e deve ser utilizado para transferir a propriedade. Para os expedidos a partir do dia 4 de janeiro, o Detran vai expedir somente o CRLV-e em formato digital. A autorização da transferência será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo, informando os dados do comprador para que a transferência seja emitida.

Diante das necessidades, o Detran está desenvolvendo um módulo específico do Portal Serviços, onde será possível gerar o ATPV-e e o CRLV-e.