Press "Enter" to skip to content

Você entende os rótulos dos alimentos?

Última atualização 26/04/2018 | 10:37

O fato do consumidor se mostrar cada vez mais preocupado com as suas escolhas alimentares e o impacto na sua saúde, trouxe à tona a atual discussão sobre a rotulagem dos alimentos. O rótulo dos alimentos é uma importante fonte de informação, já que apresenta as características nutricionais e a composição do produto. Assim como dados técnicos relacionados aos nutrientes e à lista de ingredientes.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva, Victória Guimarães, os rótulos ainda são muito confusos. Portanto, a dica é: “A regra básica é ler os ingredientes. É importante saber que eles estão na ordem de quantidade, ou seja, o primeiro ingrediente é o que tem maior quantidade naquele produto.”

Ler os rótulos influencia diretamente na qualidade dos alimentos que estão sendo consumidos. Conforme indica a nutricionista “é interessante comprar produtos que você reconhece os ingredientes. Evitar os que tem muitos corantes, conservantes e que são cheios de nomes que você não faz ideia do que seja. Prefira sempre os alimentos naturais ou frescos.”

Atualmente, vários modelos de informação suplementar aos rótulos estão sendo estudados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e por essa razão, compreender que cada alimento tem seu papel específico dentro da alimentação como um todo, fornecendo nutrientes específicos, é o primeiro passo para que o consumidor exerça seu poder de escolha.

Entender os rótulos faz com que os consumidores busquem maiores informações. Ao conhecer e entender os valores nutricionais, o consumidor está apto à escolher o quer consumir com base em seu conhecimento e não apenas por indução de alguma imagem ou rotulação.

Alimentação saudável está associada a uma dieta equilibrada que corresponde em entender a importância de cada nutriente e o quanto ele agrega às necessidades individuais. Esse não é um processo simples, é preciso investir em Educação Nutricional, que tem como finalidade entregar ao indivíduo conhecimento e consequentemente autonomia sobre sua alimentação como um todo, contemplando a dieta e outros hábitos saudáveis.

(Colaboração: Assessoria Viva Lactéos)