O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pode ser pago a partir da emissão da guia pela internet. Muitas pessoas estão acostumadas a se dirigirem às agências bancários ou casas lotéricas, mas, esse ano por conta da pandemia do novo coronavírus, tudo isso poderá ser feito de casa mesmo.
No caso de Goiânia, quem não receber via correios, basta acessar o site da prefeitura www.goiania.go.gov.br, na aba IPTU e ITU, clicando sobre a opção Emitir guia para pagamento de IPTU e ITU. Outra opção é se dirigir à alguma unidade Atende Fácil localizadas no Paço Municipal, Park Lozandes; no Shopping Cidade Jardim, bairro homônimo; na Antiga Estação Ferroviária, Setor Central; e na Galeria Dona Beti, Setor Morada do Sol.
O pagamento total ou da primeira parcela referente ao ano de 2021, poderá ser pago até o próximo dia 20 de janeiro. O tributo pode ser pago integralmente à vista, com 10% de desconto, ou parcelado em 12 vezes, desde que o valor mensal não seja inferior a R$ 27,41.
A não quitação ou o não pagamento da primeira parcela até o dia 20 de janeiro automaticamente configura inadimplência. Como efeito, o atraso gera multa de 2%, acréscimo de 0,33% por dia corrido, além de juros de 1% rateado pela quantidade de dias em situação de inadimplência, de acordo com o que determina o Código Tributário Municipal (CTM).