Quem não compareceu as eleições do primeiro turno em novembro de 2020 tem somente até hoje para justificar o voto. A não justificativa implicará em multa para o eleitor. Para realizar a justificativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que seja feito pelo aplicativo e-Título, que está disponível para celulares android e IOS.
No caso do segundo turno, o prazo se estende até o dia 28 de janeiro. Lembrando que as justificativas são específicas para cada turno da eleição, ou seja, se o eleitor não compareceu nem no primeiro e segundo turno, deverá fazer as justificativas separadamente.
Para baixar o aplicativo e-Título, baixa entrar na sua loja virtual Play Store ou Apple Store e digitar no campo de pesquisa e-Título.
Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.
O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual revisão do eleitorado no município onde for inscrito, visto que o não atendimento à convocação da Justiça Eleitoral para esse levará ao cancelamento de seu título eleitoral.
Para saber o endereço dos cartórios eleitorais acesse https://www.tse.jus.br/o-tse/tribunais-regionais.