Você sabe como tirar um passaporte?

Passaporte é o documento necessário para quem deseja fazer viagens internacionais fora do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Esse documento é aberto no site da Polícia Federal.

A recomendação é de que as passagens não sejam compradas antes de estar com o passaporte em mãos, justamente pela possibilidade de demora para finalizar o pedido.

Vamos de passo a passo para ficar mais claro.

Como tirar seu passaporte passo a passo! (Atualizado 2021!)

1 – Reunir documentos – isso vai depender da situação de quem está pedindo, mas de forma geral, a Polícia Federal leva em consideração alguns dados como Idade, sexo, estado civil e nacionalidade. Você terá que entrar no site https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do e clique em bem vindo – continuar. A seguir, ele pedirá algumas informações que irão determinar os documentos necessários.

2 – Preencher o formulário – Após ele informar a lista de documentos, o site informará um link para preencher o formulário de 4 etapas. São elas: dados pessoais; documentos; dados complementares e revisão de dados.

3 – Pagar o boleto – é gerado um boleto no valor de R$257,25 que pode ser pago em qualquer banco, aplicativo ou lotérica.

4 – Agendar o atendimento – Poderá ser feito após a baixa do pagamento do boleto. Isso pode levar entre 24 e 72 horas. Isso é realizado no link https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do
É possível reagendar até 2 vezes a cada 30 dias.

5 – Apresentar os documentos – Compareça ao posto escolhido e leve toda a documentação original necessária.

6 – Consultar o andamento – Depois da entrega da documentação, o passaporte pode levar até 6 dias úteis para ficar pronto. Isso pode ser feito neste link https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacao

7 – Buscar o passaporte – Quando receber a mensagem de recebimento, é preciso comparecer ao mesmo posto do atendimento presencial e levar um documento com foto para retirar.

O passaporte pode ser solicitado mesmo a pessoa estando com o nome sujo, não há restrição quanto a isso. O seu prazo de validade é de 10 anos. O que varia é para quem possui menos de 18 anos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp