Press "Enter" to skip to content

Você votaria em Danilo Gentili? Uma semana após a eleição, MBL já cogita lançar humorista à presidência em 2026

Última atualização 07/11/2022 | 07:00

O nome de Luís Inácio Lula da Silva (PT) mal foi confirmado nas urnas como presidente e o Movimento Brasil Livre (MBL) já planeja ocupar o Palácio do Planalto. O mais cotado para conquistar os eleitores é o humorista e apresentador do SBT, Danilo Gentili. Ele já havia sido cotado em 2021, quando uma pesquisa interna mostrou a  preferência popular de 4% dos entrevistados ao cargo por ele. Na ocasião, outros cotados para a disputa eram Luciano Huck, João Dória e Luiz Carlos Mandetta.

O atual presidente do partido, do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) defendeu que a legenda ofereça à população uma espécie de terceira via. Nas eleições deste ano, a proposta era fugir da polarização Lula e Jair Bolsonaro (PL). Os membros criticam o atual presidente pelo governo considerado terrível.

“Saímos desse congresso com um novo Movimento Brasil Livre, que nunca mais vai deixar de disputar uma eleição majoritária. Sempre teremos candidatos, sejam prefeitos e vereadores em 2024 e governadores e um presidente em 2026”, destacou em uma convenção na capital paulista.

Durante o evento, camisas com a estampa “Gentili 2026” foram vendidas e tiveram bastante procura dos participantes. O projeto do MBL é ocupar postos de poder e militância ativa dos integrantes, segundo um dos fundadores, Renan dos Santos. 

“Um bando de retardado de verde e amarelo defende as coisas mais absurdas do mundo e não têm vergonha de fazer a defesa do projeto de poder deles”, declarou o membro do movimento criado em 2014 que diz defender a  imprensa livre e independente, liberdade econômica, separação de poderes, eleições livres e idôneas e fim de subsídios diretos e indiretos para ditaduras.

“Não existe autocrítica”

Antissistema, Danilo Gentili questionou o motivo de os bolsonaristas reclamarem dos resultados das eleições que confirmaram Lula à presidência do Brasil. O apresentador lembrou que o processo eleitoral foi o mesmo que elegeu Jair em 2018 e apoiadores neste ano. “Aí foi tudo real. Só é fraude quando o Bolsonaro perde. Não existe autocrítica. Nenhuma rejeição a esse santo infalível é considerada real ou coerente”, apontou.

Ele é ex-apoiador de Bolsonaro. Em 2020, Danilo afirmou que foi processo pela defesa do atual presidente e foi traído quando Bolsonaro pediu a Sílvio Santos, dono do SBT, que o demitisse. O episódio teria ocorrido quando o apresentador criticou o fundão eleitoral. “E seu filho usa rede de difamação contra mim”,  completou em uma postagem no Twitter à época.

Histórico

Sérgio Moro chegou a dizer no ano passado que votaria em Gentili. A eleição de representantes famosos ocorre em todo o mundo. O atual presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky é comediante. No Brasil, o palhaço Tiririca teve a maior votação para deputado federal em 2010 com mais de 1,3 milhão de votos.