Press "Enter" to skip to content

Votação da Uniodonto Goiânia foi por empresa que comprometeu eleição do Vasco

Última atualização 10/04/2023 | 16:54

A chapa de situação, Uniodonto Conectada obteve 206 votos e a chapa de oposição, O Cooperado Pode Mais, obteve 180 votos e brancos somoram 10 votos.

O total de participantes chama atenção, visto que, geralmente, em eleições de cooperativas o índice de abstenção é alta. Segundo um analista de campanhas políticas, com experiência em eleições classistas, cooperativas, disse estranhar o número elevado de participação. Ele leva em consideração na sua análise o tempo da chapa da situação estar no poder, 15 anos. “A chapa de situação não passa novidade o que deixa o participante na eleição com preguiça de votar. Voto online pode ser rápido, porém, sem atração. A porcentagem de votos, em muitos casos, dificilmente ultrapassam os 60%.”

Mesmo com pandemia, as eleições em cooperativas sequer chegaram 90% da p articipação do eleitorado em Goiás. A eleição da Uniodonto Goiânia vai na contramão com índices altos.

Casos envolvendo a Eleja Online

Em 2020, a Eleja Online, que é do Rio Grande do Sul, esteve à frente de uma eleição do time do Vasco, do Rio de Janeiro. À época, escolhida pelo presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faues Cherene Jassus, para gerir o pleito online, a Eleja Online sofreu com ataques hackers. A empresa gaúcha alega ter sofrido difamações e registrou um boletim de ocorrência na delegacia.

Á época, ao UOL Esporte, a Eleja Online disse estar preparada para suportar o que chamou de “batalha cibernética”.

Em uma entrevista o presidente do Vasco de 2018 a 2021, Alexandre Campello deixou claro, em uma coletiva que não era a favor da contratação da empresa online por enxergar um “conflito de interesses” interno entre uma das chapas concorrentes e o presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, de ser ligado a chapa “Sempre Vasco”, do candidato Julio Brant.

Por sua vez, o CEO da Eleja Online, Fernando Maciel, criticou as declarações de Campello e o desafiou a contratar uma auditoria para que comprovem a lisura e transparência no processo.

Juiz cita que Eleja Online não garantiu segurança da eleição no Vasco

Em janeiro de 2021, a empresa Connectmix, contratada por Leven Siano, e que foi responsável em novembro de 2020 por auditar a Eleja Online durante o processo de votação do clube do Vasco, afirmou que a plataforma não garantiu a segurança necessária das eleições.

No documento apresentado, o juiz Paulo Roberto Correa cita que a Eleja Online “fez suas devidas demonstrações de procedimento e usabilidade, por vídeo conferência na presença de dirigentes, associados e analistas. O que restou provado a incapacidade de responder inúmeras indagações sobre segurança e a fragilidade de garantia de dados nas habilitações dos votantes”.

Com a decisão, o magistrado acatou uma liminar dos apoiadores do candidato Leven Siano, anulou a sessão solene, à época, que daria posse aos conselheiros de Jorge Salgado e Julio Brant — respectivamente primeiro e segundo colocado na eleição do dia 14 de novembro de 2020 —, e estendeu o mandato do presidente Alexandre Campello até o julgamento do mérito e solicitou à empresa “Eleja Online”, que geriu a votação virtual, a lista de votantes num prazo de cinco dias.

Reclamações e atrasos no servidor

Durante todo o dia da votação o número de reclamações de servidor desconectado, falta de validações do voto, troca de fotos de conselheiras fiscais, e-mail enviados para ex-cooperados para votar.

 

NOTA ELEJA ONLINE

“Eleja Online vem a público esclarecer às seguintes questões: 

  1. Sobre o alto índice de participação dos eleitores no processo eleitoral da Uniodonto Goiânia. 

A tecnologia da plataforma de votação ELEJA ONLINE está entre as mais reconhecidas no Brasil, são  mais de mil eleições atendidas, sempre buscando inovar nossos serviços. A facilidade no acesso a  plataforma pela internet, seja utilizando um computador, celular ou tablet, certamente contribuiu  para que o processo eleitoral da Uniodonto Goiânia tenha sido bem sucedido. Afinal, a votação  online promove a democracia ao facilitar o acesso do eleitor ao voto, onde ele estiver. Destacamos  que nosso sistema é seguro e auditável. Todos os votos computados possuem certificação  criptografada e que podem ser verificados pelo site do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da  Informação, site este do governo brasileiro, a qual é homologado pela Receita Federal do Brasil,  órgãos que atestam a qualidade e a segurança dos serviços que oferecemos ao mercado.  

Outro fator que certamente contribuiu para o alto índice de participação dos eleitores foi o  criterioso trabalho de atualização cadastral realizado pela Uniodonto Goiânia, identificando  cooperados que estavam com e-mails e telefones desatualizados. Esta ação foi iniciada com  antecedência de 60 dias antes da data marcada para a eleição, de forma a garantir eficiência na  comunicação entre a entidade e seus cooperados. 

A respeito dos índices levantados em eleições anteriores, não temos como responder, uma vez que  foram eventos que não contaram com a nossa participação. 

  1. Sobre reclamações dos participantes. 

a) Reclamações de servidor desconectado: 

Confirmamos que ocorreu um momento de instabilidade em nossos servidores, problema que foi  resolvido com agilidade pela nossa equipe de suporte, em cerca de 15 minutos, dando  prosseguimento normal ao processo eleitoral da Uniodonto Goiânia, que aconteceu das 7 horas às  18 horas (Horário de Brasília) no dia 28 de março de 2023. 

b) Reclamações de falta de validação dos votos: 

Informamos que todos os comprovantes de voto criptografados foram disponibilizados para a  Uniodonto Goiânia. Os eleitores interessados podem procurar a entidade para solicitar o seu  comprovante e fazer a validação da certificação e criptografia. 

c) Reclamações sobre e-mail enviado para ex-cooperados: 

A base cadastral enviada pela Uniodonto Goiânia é de responsabilidade dessa instituição. O ELEJA  ONLINE é responsável pelo envio de credenciais aos eleitores cadastrados e aptos para votar. 

  1. Sobre o atendimento ao Club de Regatas Vasco da Gama. 

Para nós, a citação ao caso do Club de Regatas Vasco da Gama soa como uma surpresa,  considerando que já realizamos mais de mil eleições, obtendo reconhecimento nacional entre  muitas instituições públicas e privadas. Aqui cabe comentar que o ELEJA ONLINE é uma solução da  empresa RF FÁBRICA DE SOFTWARE, cito www.rf2s.co , que também é uma Autoridade de Registro  para Certificação Digital, responsabilidade que nos torna ainda mais criteriosos em relação aos  processos e à qualidade de nossos serviços, por isso mesmo somos constantemente auditados  pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de Autoridades de Registro. 

Em relação ao caso do Club de Regatas Vasco da Gama, é preciso deixar claro que os  acontecimentos tomaram uma proporção de guerra política da própria entidade, mais do que um  processo eleitoral ou do que a verdade dos fatos. Durante este atendimento, ELEJA ONLINE foi  auditado por mais de quatro empresas de Auditoria, empresas que foram contratadas pelos  próprios representantes de cada chapa, somente esta ação já homologa todo o processo eleitoral.  Na ocasião, as Auditorias homologaram e atestaram a capacidade de nossa plataforma de votação.  Neste sentido, ocorreram inúmeras notícias falsas, informações infundadas e divulgadas para  denegrir o processo eleitoral, que havia se tornado alvo de interesses políticos. Para o ELEJA  ONLINE, o essencial é que todas as chapas em disputa, naquela ocasião, homologaram com os seus  auditores todo o ambiente da nossa plataforma de votação, antes e depois do processo eleitoral.  

Atenciosamente, 

Eleja Online 

Fernando Maciel – CEO  

Nelson São Bento – Account Relationship – [email protected]