Lula apareceu mais uma vez na frente durante às pesquisas sobre as eleições de 2022, divulgada como exclusividade pelo jornal Metrópoles. De acordo com o Instituto Vox Populi, o ex-presidente poderia ganhar ainda no primeiro turno. O único lugar o qual o presidente Jair Bolsonaro venceria seria na região Sul, mas ainda com empate técnico.
Na região nordeste, Lula tem 61% das indicações de voto, enquanto Bolsonaro atinge 18%. O ex-presidente também permanece nas preferências de quase todas as estratificações, como sexo, raça, idade, escolaridade e renda. O único setor o qual Bolsonaro poderia ultrapassar Lula no voto seria entre os evangélicos. Neste caso, as intenções de votos do atual presidente alcançam 36% contra 34% de Lula.
Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43% enquanto Bolsonaro atinge 24%. Mais distantes estão Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Neste caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.
Em caso de escolha espontânea, Lula aparecer com 33% e Jair Bolsonaro om 19%. Ciro gomes está logo atrás com 2%.
As pesquisas foram feitas Vox Populi entre 12 e 16 maio, de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e usando tablets. As entrevistas ocorrem com brasileiros com 16 anos ou mais, residente em áreas rurais e urbanas, de todos os estados e Distrito Federal. A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, sendo aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.