Press "Enter" to skip to content

Vulcão na Islândia entra em erupção e moradores deixam casas

Última atualização 20/12/2023 | 10:29

Um vulcão na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em erupção e deixou a cidade de Grindavik em alerta na última segunda-feira, 18. Ao menos 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas após o serviço de meteorologia do país detectar tremores, que foram responsáveis pela atividade vulcânica iminente, e o vulcão passar a dar sinais de que entraria em erupção.

A erupção teria começado por volta das 22h no horário local. Imagens compartilhadas em redes sociais mostram colunas altas de fumaça e lavas de fogo sendo expelidas por meio de uma fissura no solo.

Um helicóptero da Guarda Costeira sobrevoou o local para confirmar a localização e o tamanho da erupção. Um aviso para que ninguém se aproxime do local foi disponibilizado no site do órgão, que informou ainda que o gás emitido pelo vulcão “pode ser perigoso”.

Até o momento não há relatos de danos ou pessoas feridas. As atrações turísticas perto da área permanecem fechadas como medida de precaução.

Lar em vulcões

Localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, duas das maiores do planeta, a Islândia tem atividades sísmicas e vulcânicas frequentes, e se encontra ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. Abaixo desta área, há uma região mais quente que a magna circundante, causando o derretimento e afinamento da crosta terrestre.

A península de Reykjanes, próxima à capital Reiquiavique, é conhecida pelos seus milhares de vulcões ativos e abalos sísmicos. Em março de 2021, a região chegou a ser evacuada após fontes de lava irromperem de uma fissura no solo do sistema vulcânico Fagradalsfjall.