Wall Street Cai com Tarifas, mas Possível Paz na Ucrânia Suaviza Perdas – S&P 500, Nasdaq e Dow Jones Recuam em Meio a Incertezas

wall-street-cai-com-tarifas2C-mas-possivel-paz-na-ucrania-suaviza-perdas-s26p-5002C-nasdaq-e-dow-jones-recuam-em-meio-a-incertezas

Wall Street cai com tarifas, mas possível paz na Ucrânia suaviza perdas

S&P 500 recuou 0,76%, a 5.571,79 pontos; Nasdaq Composite 0,19%, a 17.434,46; e Dow Jones Industrial Average 1,16%, a 41.427,73

As ações dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta terça-feira (11), mas reduziram a escala de suas perdas. Combinadas, as ameaça de novas tarifas e as esperanças de um possível acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia alimentaram a volatilidade da sessão.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 42,77 pontos, ou 0,76%, para fechar em 5.571,79 pontos; enquanto o Nasdaq Composite perdeu 33,86 pontos, ou 0,19%, para 17.434,46. O Dow Jones Industrial Average caiu 483,98 pontos, ou 1,16%, para 41.427,73.

LEIA MAIS

* Citi rebaixa recomendação para ações dos EUA e aumenta da China

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que dobraria as tarifas sobre todos os produtos importados de aço e alumínio canadenses para 50%.

A última salva de tarifas aumentou a preocupação dos investidores de que as políticas comerciais de Trump – que incluem tarifas contra Canadá, México e China – podem desencadear uma desaceleração econômica ou causar uma recessão.

Na segunda-feira (10), o S&P 500 registrou sua queda mais significativa em um dia desde 18 de dezembro, eliminando pouco mais de US$ 1,3 trilhão em valor de mercado e impressionantes US$ 4 trilhões de seu pico recente.

“Isso cria apenas angústia e nervosismo no mercado, então você continuará a ter o tipo de reação ‘atire primeiro, pergunte depois’, que é exatamente o que você está tendo”, disse Ken Polcari, estrategista-chefe de mercado da SlateStone Wealth.

Mas as ações ganharam algum impulso depois que os EUA concordaram em retomar a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia imediatamente após as negociações na Arábia Saudita, nas quais Kiev expressou prontidão para aceitar uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias em seu conflito com a Rússia, disseram os países em uma declaração conjunta.

Somando-se ao momento positivo, o premiê de Ontário disse que concordou em suspender a sobretaxa de 25% da província canadense sobre as exportações de eletricidade para Michigan, Nova York e Minnesota. Trump disse posteriormente que agora estava pensando em reduzir as tarifas sobre o Canadá.

“O mercado está procurando algo para dar esperança depois da última semana, mas sempre dizemos que é difícil fazer mudanças com base em algo que pode acontecer”, disse Chris Fasciano, estrategista-chefe de mercado da Commonwealth Financial Network.

“Então, até que você tenha uma ideia, seja sobre a Rússia, Ucrânia, ou veja quais serão as tarifas ou quais serão os gastos do governo, é difícil fazer mudanças radicais nos portfólios”.

Os mercados globais foram virados de cabeça para baixo desde que Trump desencadeou movimentos tarifários de ida e volta contra os principais parceiros comerciais, enquanto dados econômicos recentes indicaram que a economia pode estar enfraquecendo.

Uma leitura dos preços ao consumidor na quarta-feira (12) mostrará se o progresso está sendo feito para conter a inflação.

A incerteza tarifária também pesou no sentimento do consumidor, com executivos da empresa sinalizando cada vez mais o impacto que isso pode ter nos lucros futuros.

A Kohl’s previu uma queda maior que o esperado nas vendas comparáveis anuais, fazendo com que as ações do varejista despencassem.

A Dick’s Sporting Goods caiu após o varejista prever resultados anuais desanimadores.

A Delta Air Lines caiu depois que a transportadora reduziu suas estimativas de lucro do primeiro trimestre pela metade.

A American Airlines também caiu após a transportadora prever um prejuízo maior do que o esperado no primeiro trimestre. A fraqueza nas companhias aéreas ajudou a derrubar o índice de transporte Dow em 2,5%.

Oracle perdeu terreno depois que a empresa de software não atingiu as estimativas de receita trimestral.

O Citi se tornou a mais recente corretora a revisar sua posição sobre ações dos EUA, rebaixando sua recomendação para “neutra”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp