11 de setembro: 5 fatos sobre o ataque às Torres Gêmeas

O 11 de setembro foi marcado pelos atentados terroristas feitos pela AI-Qaeda contra as Torres Gêmeas e contra o Pentágono, em 2001. No dia, fundamentalistas islâmicos sequestraram aviões comerciais e os lançaram contra os prédios, ocasionando em milhares de mortes.

O que aconteceu?

Foto:Reprodução

Os ataques mataram 2.977 pessoas. Tudo durou menos de duas horas.

Fatalidades

Foto:Reprodução

Ele era um árabe milionário e líder da AI-Qaeda.  Osama era adepto a ideais radicais do islamismo, e também havia desenvolvido um ódio pelos Estados Unidos. Tempos depois, ele admitiu em filmagens a autoria da organização nos atentados.

 Osama bin Laden

Foto:Reprodução

Foram até 123 bilhões de dólares em perda econômica estimada nas primeiras semanas: 60 bilhões em danos diretos ao World Trade Center, prédios vizinhos e o metrô na região; 9,3 bilhões em pedidos de seguro; 40 bilhões no pacote emergencial anti-terrorismo aprovado pelo Congresso dias depois do ataque; 15 bilhões em pacote de resgate aprovado pelo Congresso para as companhias aéreas.

Danos causados pelos ataques

Foto:Reprodução

Foram 99 dias de incêndios, onde ficavam as Torres Gêmeas, no Marco Zero, até que fossem totalmente apagados. O fogo se iniciou às 8h46 do dia 11 de setembro e completamente apagado em 19 de dezembro.

Incêndio

Foto:Reprodução