Nos casamentos reais é uma tradição que as noivas digam que obedecerão aos maridos enquanto recitam os votos. Mas, quando Diana se casou, aos 20 anos, com o príncipe Charles, de 32 anos, em 1981, ela removeu a palavra ''obedecer''.
Lady Di adorava quebrar protocolos reais em escolhas de moda inúmeras vezes, optando por roupas mais modernas e casuais. Um dos modelos mais ''icônicos'' da princesa foi o conhecido ''vestido da vingança'', que ela utilizou logo que se separou de Charles, em 1994. A peça preta e curta foi utilizada durante evento em Londres.
Em abril de 1987, Diana abriu a primeira unidade de tratamento para portadores de Aids no Reino Unido. No dia da inauguração, diante da mídia, a princesa apertou a mão, sem usar luvas, dê um homem que sofria da doença, quebrando assim o estigma de que a condição era contagiosa pelo toque.
A Princesa de Gales é mãe de William e Harry, nascidos em 1982 e 1984, respectivamente. Diana dispensava o trabalho de babás e se dedicava de corpo e alma à criação dos filhos, participando de atividades escolares e os levando para passear em lugares como Mc Donald´s e Disney.
Querida por todos, a morte da princesa foi um grande choque. Diana morreu em 1997, aos 36 anos, em um acidente de carro em Paris, após o motorista do veículo perder o controle da direção e bater no túnel Pont de L’Alma. A população ficou tão atordoada que o Palácio de Kensington, onde ela morava, foi coberto por buquês de flores e notas de saudade.