5 árvores importantes no Brasil – Dia da Árvore 

 Jacarandá 

Uma árvore cheia de significados. O jacarandá é uma planta considerada da sabedoria. Ela é originária da América do Sul, mas, pode ser encontrada em outras partes do mundo, como Austrália, África e América Central. Tem folhagem verde escura e flores macias, levemente perfumadas, com formato de trompetes em tonalidade lilás.

Flamboyant 

Trazidas pela primeira ao Brasil durante o reinado de Dom João VI, as árvores Flamboyant são consideradas um símbolo para todo o país. Tem tronco forte e espesso, além de longos galhos que suportam os lindos cachos com tons vermelho e laranja. O Flamboyant também dá frutos, que têm formas de vagens compridas e ficam pendurados nos galhos. 

Caliandra 

Conhecida como ''esponjinha'', a árvore Caliandra é encontrada vastamente no cerrado. A planta é caracterizada como um arbusto lenhoso que pode atingir até quatro metros de altura, mas também tem versões menores em formato de bonsai. A árvore tem folhas perenes e duram sem variações, além de ter flores bem delicadas, finas e que parecem um pompom. 

Ipê-amarelo 

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a árvore como a Flor Nacional, sendo um símbolo do nosso país. Ela tem variedades de pequeno e médio porte, além de uma grande durabilidade da madeira. Produz belíssimas flores, com cores que podem variar entre amarelo, branco ou roxo. 

 Flor de Pequi 

Quem é do cerrado com toda certeza conhece essa flor, e fruto, que deixa a cidade ainda mais linda. Conhecida como pequizeiro, a árvore é exótica e pouco comum entre as espécies que habitam nosso planeta. Diferente de outras plantas, a flor de pequi tem o pólen carregado pelo morcego. A espécie tem flores grandes e vistosas, de cor amarela e branca, e produzem o fruto conhecido como pequi.