5 golpes mais aplicados na internet
Golpe do boleto falso
Nesse golpe, os criminosos se passam por uma empresa e elaboram um boleto de cobrança falso, que é enviado, por exemplo, pelo WhatsApp. Geralmente os boletos são de financiamento, contas de serviços ou de compra de produtos.
Golpe da venda de produtos
Criminosos invadem perfis verdadeiros no Instagram e publicam, nos stories da rede social, eletrodomésticos e moveis usados com bons preços. Os golpistas dizem que os produtos são de amigos que estão de mudança e precisam se desfazer deles. As vítimas fazem um PIX para reservar o item, e depois o contato é encerrado.
Carta de crédito contemplada
Por meio de propagandas nas redes sociais, golpistas prometem liberação do montante total de cartas de crédito supostamente contempladas. Daí, pedem que a vítima faça um depósito para liberação e aguarde 90 dias para a transferência do crédito. Depois disso, adeus contato e adeus dinheiro.
Páginas falsas
Nesse golpe, os criminosos criam páginas de lojas falsas, com produtos bem abaixo do preço. A vítima realiza a compra, mas os produtos não são entregues. Com isso, os golpistas conseguem roubar dados e o dinheiro da vítima.
WhatsApp clonado
Este é o golpe mais comum nos dias de hoje. Os golpistas entram em contato se passando por funcionário do próprio WhatsApp enviando um código à vítima. No contato, eles pedem o número que, na verdade, é a liberação para logar no aplicativo em outro dispositivo. Feito isso, o golpista começa a pedir dinheiro para os conatos se fazendo passar pela vítima.