Assegure-se de comprar em sites seguros
Uma tática comum entre os golpistas é criar páginas falsas de empresas, enganando o consumidor e roubando dados pessoais e bancários. Verifique se o site tem um cadeado na barra de endereço.
Não use redes Wi-Fi públicas
Redes públicas de Wi-Fi não são recomendadas para compras pela Internet pelo fato dela estar sujeita a ataques hackers com muito mais facilidade. Use sempre uma rede segura para comprar, como o próprio 4G de seu celular ou Wi-Fi privado.
Fique ligado em promoções por email
Assim como as páginas falsas de empresas, emails falsos de várias empresas também são criados para enganar o consumidor e induzi-lo ao site falso. Em geral esses emails podem chegar a você em datas promocionais de empresas, para despertar o desejo de consumir.
Desconfie de promoções fora do normal
Geralmente, em datas promocionais, lojas fazem ofertas vantajosas, mas como os golpistas querem chamar a atenção, pode acontecer de aparecer promoções com preços muito abaixo da realidade. Fique atento e desconfie de promoções absurdas.
Use o cartão de credito em compras
O cartão de credito é a forma mais segura de comprar pela Internet, porque em caso de problema é possível cancelar o negócio e obter o dinheiro de volta. Outra opção é o cartão virtual, que você pode usar de forma temporária. O serviço pode ser solicitado pelo aplicativo da instituição bancária.