Além do Horizonte:
Além do Horizonte, exibida pela Globo entre 2013 e 2014, não foi bem aceita pelo público. O enredo misturava ação, aventura e mistério, e exigia muita atenção do público para compreender as tramas. A novela destoou das comédias românticas que costumavam ser exibidas no horário. Além disso, as grandes mudanças no roteiro e a chegada do horário de verão, fizeram com que o público fosse diminuindo.
Babilônia:
Babilônia foi ao ar em 2015, com o menor Ibope de uma novela exibida pela Globo. As temáticas contemporâneas abordadas pelos autores assustaram um pouco o público mais tradicional, que não estava acostumado com grandes cenas de sex. O beijo gay também foi um dos assuntos que afastou o público mais conservador, gerando grande debate nas redes sociais.
Viver a Vida:
A novela que está na lista dos menores Ibopes da TV brasileira, é de 2010. Com pouca emoção e mudanças tímidas no rumo da história, ela pouco chamou a atenção do público. O ritmo bastante lento no desenvolvimento dos personagens deixou a sensação de um grande clichê.
Vira Lata:
A novela de 1996 exibida pela Globo, trazia um enredo bastante complicado, onde não se dava sequência às histórias dos personagens. Soma-se a isso as diversas trocas de casais, que podem não ter agradado em função do horário que entrava na telinha, considerado ‘familiar’. O pior, no entanto, foram as falhas e furos na história, que decretaram a baixa audiência.
Geração Brasil:
Exibida logo após Além do Horizonte, teve o mesmo destino. Geração Brasil não foi muito bem recebida. Com história mais contemporânea e tecnológica, a novela até conseguiu agradar ao público mais jovem, mas foi só. Quem não era da tribo da tecnologia, tinha dificuldade em comprar a ideia e acabou escolhendo desligar a TV ou trocar o canal.