Cinco piores novelas brasileiras

Gente Fina (1990)

Mesmo contando com bons diretores (Luis Carlos Fusco, Marilu Saldanha e Walter George Durst), o folhetim foi considerado um dos piores da Globo. Contava a história de uma família de classe média que, sem dinheiro para pagar o aluguel, é obrigada a morar de favor na casa de um amigo, no subúrbio. Tendo como ponto de partida o humor, a série acabou não dando certo e a emissora precisou recorrer à inclusão de um assassinato e manter a trama à base do ''quem matou?''

Olho no Olho (1994) 

Retratando sobre paranormalidade, a novela exibiu efeitos especiais interessantes para a época ao contar a história do padre Guido Bellini, que larga a batina ao se sentir incapaz de impedir um assassinato. Na nova fase de vida, Guido estuda paranormalidade para combater uma organização criminosa paranormal. 

Estrela Guia (2001)

A 'novela da Sandy', não foi uma das melhores da Globo mesmo com a presença da cantora. Ela narrava a história de Cristal, que se apaixonou pelo workaholic Tony, ou seja, dois mundos completamente distintos. Ele é padrinho da menina e passa a cuidar dela depois que seus pais morrem. A novela fez muito sucesso com o público, mas, foi bastante criticada pela limitada capacidade interpretativa de Sandy que, para piorar, tinha dificuldades em conciliar gravações e shows.

Metamorphose (2004)

Com a missão de retornar as telenovelas à Record, a trama enfrentou problemas antes mesmo da gravação, com o roterista Mario Prata alegando que seu texto original havia sofrido grandes mudanças. Mesmo com nomes de peso no folhetim, a trama não se salvou de críticas ao contar a história que envolvia uma clínica de cirurgia plástica, máfia japonesa, transplante de face e a busca por uma cobiçada joia.

Os Mutantes: Caminhos do Coração (2009)

Escrita por Tiago Santiago, a novela fez parte da triologia 'Caminhos do Coração', que pegou carona na fama dos heróis de 'X-Men'. No folhetim, mutantes perigosos transformavam homens e mulheres em vampiros, serpentes, lobisomens e felinos. A população, então, passa a persegui-los.