5 principais lendas de Goiás

Romãozinho 

Romãozinho era um menino muito conhecido por suas malvadezas. Amaldiçoado pela mãe por mentir para o pai e fazer com que ele espancasse a esposa, Romãozinho não foi aceito no céu e nem no inferno, assim ele vive vagando pelos sertões fazendo travessuras.  

Negro D’água

O Negro D’água é um homem que habita algumas regiões de Goiás. Ele é defensor das águas e assusta pescadores, virando canoas, partindo anzóis e furando redes de pesca. Sua aparência mistura homem com anfíbio, apresentando escamas pelo corpo. 

Pé de garrafa  

Trata-se de um homem que possui apenas uma perna, que termina em forma semelhante ao fundo de uma garrafa. Ele também tem garras enormes, pelo por todo o corpo e vive em matas caçando vítimas e aprisionando pessoas em uma garrafa.  

 A casa de 365 janelas

Diz a lenda que o homem mais rico de Goiás no século XIX, o comendador Joaquim construiu casa com 365 janelas, uma para cada dia do ano. Após sua morte, muitas pessoas saqueavam o imóvel, levando coisas valiosas. Porém, a alma do homem resolveu se vingar e vaga até hoje pela cidade em busca dos bens retirados da casa.

Arranca línguas 

Segundo relatos a criatura tem aparência bastante parecida com a de um gorila e habita as margens do Rio Araguaia, se escondendo sobre as árvores e atacando pessoas e animais de forma cruel.