Confira 5 políticos que são LGBTQIA+

Atual governador do RS, cargo que também ocupou de 2019 a 2022. Leite assumiu ser gay em 2021 e se tornou o primeiro governador abertamente LGBTQIA+ do Brasil. "Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador". disse em entrevista.

Eduardo Leite

Foto:Reprodução/IDE+

Designado em 2013 como primeiro-ministro de Luxemburgo e ainda no cargo, Xavier Bettel é o único Chefe de Estado gay da União Europeia. Ele é casado com Destenay Gauthier e a união aconteceu após a introdução de uma lei que permite casamentos gays no país.

Xavier Bettel

Fotos: Reprodução/Fique Firme

Atual primeira-ministra da Sérvia e primeira mulher e lésbica a assumir o cargo, Ana e sua companheira tiveram um filho em 2019. Foi a primeira vez que um Chefe de Estado homossexual teve um filho no cargo.

Ana Brnabic

Foto: Reprodução/ACI digital

Em seu segundo mandato como primeiro-ministro da Irlanda desde dezembro de 2022, Varadkar assumiu ser gay em 2015, antes do seu primeiro mandato. Ele é o primeiro Chefe de Governo irlandês abertamente homossexual.

Leo Varadkar

Foto: Reprodução/ACI digital

Um dos políticos gays mais conhecidos, o americano Barney Frank revelou ser gay em 1987. "Sou o único parlamentar canhoto, gay e judeu que existe", disse ele.

Barney Frank

Foto: Reprodução/ACI digital