Ela quase teve outro nome
A capital de Goiás quase teve outro nome. Em 1933, houve votação para decidir o nome e o mais forte era Petrônio, em homenagem a Pedro Ludovico. Mas, no final das contas, Goiânia acabou sendo escolhido para batizar a capital.
Praça do Avião
Muita gente se pergunta a razão dos nomes Praça do Avião e também Setor Aeroporto em um local que não tem nem um, nem outro. Vamos lá! Isso se deve ao fato do local ter abrigado o primeiro aeroporto de Goiânia, na década de 1930. A pista, em formato de cruz, fica onde hoje está a Praça do Avião.
Lago das rosas
O Lago das Rosas é o mais antigo parque de Goiânia, construído na década de 1940. Ele recebeu esse nome por abrigar um grande canteiro de rosas. Há outra curiosidade no local: um trampolim no meio do lago. É que, por vários anos, ele foi usado como piscina pela população.
Conhecido pelos shows de rock alternativo que ocorrem na cidade, o Martim Cererê foi construído em uma estação de água e os teatros, inclusive, costumavam ser antigas caixas d’água.
Monumento às três Raças
O Monumento às Três Raças, localizado na Praça Cívica, foi projetado pela artista plástica Neusa Moraes e representa a mistura das três raças que formaram a sociedade brasileira, que são a europeia, africana e indígena.