Dez comidas típicas goianas

 Empadão Goiano

Quem não se amarra em um belo e imponente Empadão Goiano, com aquela massa fininha embaixo, mediana em cima e levemente queimada nas laterais. Há inúmeras variedades de recheio, que vão desde frango desfiado com azeitona, passando pelos pedaços de linguiça caseira e, é claro, o ingrediente que todo goiano ama: a guariroba.

Pamonha 

Vamos lá. Em Goiás, a pamonha é muito mais que um lanche. É quase um evento. Ela reúne a família para participar do ritual de preparação do prato. Os sabores mais consumidos por essas bandas são doce, sal, e a famosa à moda, que vem com pedaços de linguiça dentro. 

X-Tudo de Pitdog

Você sabe o que é Pitdog? São barraquinhas de sanduíche onde os goianos amam comer depois no dia a dia e naquele pós-festa. No cardápio, há vários tipos de sanduíches, mas, o preferido da maioria é o tradicional X-Tudo, que leva hambúrguer, queijo, ervilha, milho, presunto, salsicha, ovo e qualquer outra coisa que você possa imaginar. 

Carne com Quiabo

Tem gente que não gosta e tem gente que se aventura nessa delícia goiana, que é a tal da carne com quiabo. A receita é bem simples. Carne picada em cubos, tiras de quiabo e temperos apimentados. Para acompanhar, nada melhor que um arroz branco. 

Doce de Goiaba

Se você está achando que goiano não gosta de doce, se enganou. Desde a infância, o povo de Goiás é acostumado a comer goiaba, vendida em todos os cantos, inclusive em restaurantes. Para ficar mais delicioso, é recomendado acrescentar creme de leite. 

Galinhada

Pode não ser exclusividade goiana, mas é preciso concordar que a melhor galinhada do país é a de Goiás. Criada aqui mesmo no Brasil, ela tem como base arroz e frango. Mas, o toque especial vem com as lascas de pequi e a gueroba. 

Arroz com Pequi

Sempre se fala em pequi quando o assunto é culinária goiana, por se tratar de um fruto muito presente na culinária local. O arroz com pequi é uma comida típica de Goiás e pode ser feito de várias formas, como no molho de frango, na panelinha e no arroz branco. Lembrando que, se você se desafiar a comer pequi, cuidado com os espinhos que grudam podem grudar na língua. 

Biscoito de Queijo

Ah, o biscoito de queijo! Ele remete às lembranças de infância de quem morou em Goiás. Massa crocante, que quebra e esfarela um pouco a cada mordida, combinando com o interior molinho e amarelo por conta do ovo caipira. E é melhor ainda se estiver saindo do forno, sendo acompanhado por uma caneca de café quentinha. 

Panelinha

A panelinha é um nome gourmet e recente de uma das mais deliciosas invenções da culinária goiana. Uma espécie de risoto rústico, com arroz normal, carne ou frango e temperos a gosto como pimenta de cheiro, açafrão e claro, pequi.