Dia da Árvore: Conheça 5 árvores típicas de Goiás

O pequi é um fruto típico do Cerrado, cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinhenta”. O pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode chegar a 12 metros de altura. Suas folhas são grandes, cada uma composta por três grandes folíolos, cobertos por uma penugem e com as pontas entrecortadas.

Pequi

Foto:Reprodução/Instagram

O baru ou cumbaru é o fruto do baruzeiro, imperiosa árvore nativa do Cerrado brasileiro. Infelizmente, esta espécie está ameaçada de extinção devido à extração de madeira.

Baru

Foto: Reprodução/instagram

O murici é uma planta presente em toda a América Latina, onde foram identificadas cerca de 130 espécies de muricis. O nome dessa árvore é de origem tupi e significa “árvore pequena”. A espécie pode ser encontrada em alguns estados como o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Murici

Foto: Reprodução/instagram

O Ipê do Cerrado é uma planta nativa do próprio cerrado brasileiro, a arvore é muito encontrada em estados como Amazonas, Tocantins, Pará, Piauí, Goiás. O Ipê é uma espécie do tipo decídua, o que significa que ela perde todas as suas folhas em determinada época do ano e, durante o mês de julho, volta à floração de forma densa e bastante volumosa.

Ipê do Cerrado

Foto: Reprodução/instagram

 A espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações, sendo encontrada com muita frequência nas veredas, importante fitofisionomia do Cerrado. O buriti floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto.

Buriti

Foto: Reprodução/instagram