Dia da Mulher Negra: 5 novelas com protagonistas negras

A atriz Lídi Lisboa deu vida à poderosa e malvada rainha de Israel, Jezabel. A personagem quase foi parar nas mãos de atrizes brancas, como Camila Rodrigues e Giselle Itié, mas foi Lídi que chamou a atenção pelo belíssimo trabalho em ''Escrava Mãe''.

Lídi Lisboa em ''Jezabel''

Pela primeira vez na história, Malhação contou os dilemas de cinco jovens protagonistas que se encontraram por casualidade. Heslaine Viera viveu Ellen, moradora da Vila Brasilândia, e que mesmo tento pouco acesso à educação formal de qualidade, é um gênio no que se refere à tecnologia. A jovem é transferida para o grupo, onde ganha uma bolsa para estudar nos EUA. 

Heslaine Viera, em ''Malhação: Viva a Diferença''

Camila Pitanga foi a segunda protagonista negra a fazer história na televisão. A trama ambientada no bairro da Glória, zona sul do Rio de Janeiro, narrou a história de Gustavo, casado com Verônica. O ricaço só aprende a ser humilde quando perde tudo o que conseguiu acumular e descobre em Rose, uma faxineira, o amor verdadeiro. 

Camila Pitanga em ''Cama de Gato''

Taís Araújo é a primeira negra protagonista de uma novela em horário nobre da TV Globo. Ela interpretou Preta, uma feirante pobre, que vivia um triângulo amoroso com o rico Paco, e Bárbara. A trama foi uma das mais exportadas da Rede Globo, sendo vendida para mais de 100 países. 

Taís Araújo em ''Da Cor do Pecado''

Em 1984, o diretor Gilberto Braga trouxe ao horário a história de um casal multirracial, com Sônia (Zezé Motta) e Cláudio (Marcos Paulo). O racismo foi discutido em plena televisão brasileira e mais tarde comprovada a rejeição do casal pelo público da novela.

Zezé Motta em ''Corpo a corpo''