Na trama de Carga Pesada, acompanhava Pedro (Antônio Fagundes) e Bino, dois amigos inseparáveis que passam por diversas aventuras e perrengues nas estradas. Pedro era impulsivo, mulherengo e tomava as atitudes baseado na emoção.
Já Bino, interpretado por Stênio Garcia, era um personagem mais racional, diferente do companheiro de estrada. Era alguém bem mais pé na terra, que representava o homem brasileiro bem casado e comportado.
O ingênuo Zeca tinha verdadeira adoração pela profissão. Mas, por motivos maiores, foi obrigado a se desfazer do veículo. Isso não o deixou sem esperanças, tendo em vista que começou a trabalhar como motorista de cargas em uma empresa para conseguir comprar outro caminhão.
Malvino Salvador vivia o caminhoneiro Apolo, um homem humilde de bom coração, que dava duro para ajudar a mãe e os irmãos. O personagem era apaixonado por Tancinha, personagem interpretada por Mariana Ximenes.
Lima Duarte deu a vida a Zé Bolacha, um simpático caminhoneiro. O personagem vivia recitando trechos das obras do poeta Guimarães Rosa e mantinha romance com uma mulher mais nova.