Menino negro de uma perna só, com gorro vermelho e cachimbo na boca. Sempre aparece em um redemoinho e gosta de pregar peças nas pessoas. Eis as características de uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Saci tem origem nas tribos indígenas da Região das Missões, no Sul do país. Já foi adaptado no Sítio do Pica Pau Amarelo e na série da Netflix 'Cidade Invisível'.
Ela é famosa por ser temida. A lenda da Cuca, que tem a forma de dragão, surgiu na Espanha e Portugal e ganhou fama quando adaptada nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Associada ao bicho papão, sua figura é usada para fazer medo nas crianças que não obedecem aos pais e não querem dormir.
Vive nas matas brasileiras, tem cabelos vermelhos, pés virados para trás e a função de espantar todos que querem destruir a natureza. Curupira tem origem tupi-guarani e para cumprir a missão, emite sons e assovios que dão medo, além de ser impossível conseguir encontrá-lo, pois as pegadas marcam o caminho contrário.
Esta figura é descrita como uma velha bruxa que à noite se transforma em pássaro, se instala no telhado das casas e faz barulho até que os moradores digam que vão lhe conceder comida ou bebida. No dia seguinte, já na forma humana, volta para cobrar o que foi prometido. Caso não receba, amaldiçoa os moradores.
Esta lenda é de origem amazônica, onde é comum encontrar estes mamíferos. A figura é conhecida, pois nas noites de festa junina, sai do rio e se transforma em um homem atraente. Em seguida, seduz as mulheres levando-as para o fundo do rio, onde as engravida.