A arquitetura da cidade é tão impressionante que não deu outra: acabou sendo tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Suas ruas são bem conservadas, além de contar com casarões antigos. As boas atrações incluem passeios de trem até a cidade de Mariana, festivais, vida acadêmica intensa e, é claro, visitas a igrejas que impressionam pela bela arquitetura.
Fundada em 1667, no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a cidade foi um importante polo econômico no país graças ao engenho de cana-de-açúcar. Suas ruas irregulares não intimidam os turistas, que se acumulam para fazer passeios de barco e ver casarios coloniais bem conservados, além do belíssimo centro histórico.
Fundada em 1535, a cidade já foi considerada a capital do estado. Seu centro histórico é repleto de casinhas do período colonial e é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982. Ao visitar a cidade, os turistas se deparam com belos edifícios antigos e abertos à visitação. Uma de suas atrações é a Igreja do Carmo.
Fundada em 1886, a cidade ficou marcada como sexta e última colônia da imigração italiana no sul do país. As construções temáticas do lugar seguem bem preservadas, dando um charme especial à região. Além disso, há também uma boa gastronomia típica e vinícolas que tornam tudo ainda mais atrativo.
Fundada no século 18 pelos Bandeirantes, a cidade possui diversas casas coloniais bem preservadas, muitas delas ainda com detalhes originais, sendo rodeadas por ruas e ladeiras de pedras. Nos arredores da região, o turista ainda conta com dezenas de cachoeiras e reservas ambientais ideias para quem gosta de uma aventura.