Os dez santos mais populares do Brasil
Maria é representada e nomeada de diferentes formas nos locais onde teria aparecido. São mais de 2 mil denominações aceitas pela Igreja. Nossa Senhora Aparecida é a mais popular no Brasil, de onde é padroeira desde 1929.
NOSSA SENHORA APARECIDA
Reprodução\Getty imagens
De família rica, entrou para um convento de Lisboa e, depois, para uma ordem franciscana. Foi enviado ao Marrocos e na volta à Europa, o navio em que estava naufragou. Antônio foi levado para a Itália e ganhou a fama de casamenteiro por ajudar moças pobres a pagar os dotes - obrigatórios para o matrimônio.
SANTO ANTÔNIO
Reprodução\Getty imagens
Por ter sido concebida sem pecado, Maria ganhou o título de Imaculada Conceição. A festa em sua homenagem foi definida pela Igreja em 1854 pelo papa Pio IX. A santa foi uma das primeiras imagens a chegar ao Brasil e foi considerada a padroeira do País por algum tempo.
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Reprodução\Getty imagens
Sebastião foi um soldado romano benfeitor dos cristãos. Por isso, foi condenado à morte por flechadas, mas sobreviveu. Recuperado, ele enfrenta o imperador, é capturado e chicoteado até a morte.
SÃO SEBASTIÃO
Reprodução\Getty imagens
Descendente do rei Davi, José era um humilde carpinteiro que, mesmo não sendo pai biológico de Jesus, o teria criado como se fosse seu. A devoção ao santo chegou ao Brasil com os jesuítas e se intensificou com os imigrantes italianos, que têm o costume de produzir um doce em sua homenagem chamado zeppole.
SÃO JOSÉ
Reprodução\Getty imagens
João era filho de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Como Isabel já era idosa quando engravidou, Maria quis ajudar no parto e pediu à prima que acendesse uma fogueira quando chegasse a hora, dando origem às fogueiras nas festas juninas. João seria precursor de Cristo, anunciando a chegada do Messias. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão.
SÃO JOÃO
Reprodução\Getty imagens
Foi o apóstolo responsável por dar continuidade à Igreja Romana, sendo o primeiro papa – por isso a basílica do Vaticano leva o seu nome. São Pedro seria o guardião das chaves do paraíso e, na crença popular, ele é quem faz chover quando está lavando o céu. Seu dia encerra as comemorações da festa junina.
SÃO PEDRO
Reprodução\Getty imagens
É uma das aparições mais famosas de Maria. Em 1917, ela apareceu a três pastorinhos em Fátima, em Portugal, a quem fez três revelações. A primeira era a imagem do inferno; a segunda previa o início da 2ª Guerra Mundial; e a terceira referia-se ao atentado sofrido pelo papa João Paulo II e à perseguição comunista contra o catolicismo.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Reprodução\Getty imagens
Também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a santa teria sido vista por uma noviça na França, em 1830. A religiosa recebeu então a missão de cunhar medalhinhas que trariam graças a quem as usasse. Nos primeiros 50 anos, mais de 1 bilhão das joias foram distribuídas.
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Reprodução\Getty imagens
A avó de Jesus era estéril. Ela só concebeu Maria depois que seu marido, Joaquim, foi ao deserto fazer penitência e pedir a Deus que lhes desse um bebê. Sua imagem a retrata de pé, ao lado de Maria criança com um livro na mão. Além de ajudar outras mulheres estéreis, a santa é protetora das famílias, donas de casa, professoras e costureiras.
SANT’ANA
Reprodução\Getty imagens