O Rei Pelé se despediu da seleção canarinha em dois jogos históricos, um no Morumbi e outro no Maracanã, em 1971.
O rei do futebol, emocionou a torcida do Morumbi no dia 11 de julho de 1971, com pouco mais de 110 mil pessoas, em um jogo contra a Áustria. Ele marcou seu último gol pela seleção brasileira aos 32 minutos do primeiro tempo.
Ainda em julho, no dia 18, foi a vez da despedida no Maracanã em seu último jogo oficial pelo Brasil com a camisa 10. O estádio foi ovacionado com gritos de ‘Fica Pelé’ de mais de 138 mil pessoas.
A despedida do Santos aconteceu em 1974, em um jogo contra a Ponte Preta. Pelé jogou os primeiros 20 minutos da partida, quando se despediu do manto santista, erguendo a bola e se ajoelhando no gramado em frente aos torcedores.
Após um ano de sua despedida e aposentadoria do futebol em 1974, Pelé aceitou uma proposta para jogar nos Estados Unidos, pelo time New York Cosmos. Ele trouxe a popularidade do futebol para o país, em 1977, quando jogou sua última partida profissional pelo New York contra o Santos.
A última vez que Pelé pisou aos gramados foi em 1990, em comemoração ao seu aniversário de 50 anos em uma partida repleta de craques.