Rita Lee: Confira a carreira da rainha do rock brasileiro 

A artista nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na capital paulista, filha do dentista Charles Fenley Jones, descendente de imigrantes norte-americanos, e da pianista Romilda Padula Jones, filha de imigrantes italianos.

Origem da rainha do rock

Reprodução:Instagram

A cantora tinha duas irmãs, Virgínia e Mary Lee, e teve três filhos, Beto, João e Antônio, uma neta, Izabella, e um neto, Arthur.

Família

Reprodução:Instagram

Rita Lee aprendeu a tocar bateria aos 15 anos e, aos 16, integrou um trio vocal feminino, as “Teenage Singers”, participando de shows e festas em colégios.

Começo

Reprodução:Instagram

Ela formou diversos grupos musicais, incluindo o “Six Sided Rockers” e “O Konjunto”, que depois seria “Os Bruxos”, este último ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Primeiro grupo musical

Reprodução:Instagram

Na década de 1960, o trio Rita, Arnaldo e Sérgio se tornou a banda “Os Mutantes”, lançando cinco discos.

Discos

Reprodução:Instagram

O primeiro álbum solo lançado por Rita Lee foi o Build Up, de 1970, quando ainda estava nos Mutantes. Eles fizeram apresentações juntos até 1972, quando a cantora decidiu lançar sua carreira solo com o álbum “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”.

Carreira solo

Reprodução:Instagram

Dois anos depois, ela lançou “Atrás do Porto Tem uma Cidade” e, em 1975, “Fruto Proibido”, que vendeu cerca de 700 mil cópias. Em 1976, o álbum “Refestança” fez sucesso com a música “Ovelha Negra”, que ocupou a primeira posição nas paradas do país.

Grandes sucessos 

Reprodução:Instagram

A partir de 1979, produziu seus discos em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, entre eles Rita Lee e Saúde. Em 1995, fez a abertura da turnê da banda britânica Rolling Stones.

Parceria

Reprodução:Instagram

No início do século XXI, a artista lançou Aqui, Ali, em Qualquer Lugar (Bossa´n´Beatles) e Balacobaco, em 2001 e 2003, respectivamente.

Últimos lançamentos

Reprodução:Instagram

A despedida dos palcos aconteceu em 2012. Desde então, as aparições da rainha do rock se tornaram raras.

Despedida 

Reprodução:Instagram