Com certeza 2022 é o ano da Anitta. Após vencer prêmios internacionais a cantora recebeu indicações ao Grammy Latino nas categorias "Gravação do Ano" e "Melhor Performance de Reggaeton" com o hit global "Envolver".
O aclamado álbum "Numanice #2" da cantora Ludmilla recebeu indicação Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Samba/Pagode". Os cantores Nego Álvaro, Martinho Da Vila, Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti e Péricles também concorrem ao prêmio.
Grande sucesso brasileiro, o álbum "Patroas 35%", produzido pela cantora Marília Mendonça e Maiara e Maraísa foi indicado na categoria "Melhor Álbum de Música Sertaneja". Esta é a primeira vez que as irmãs concorrem ao prêmio, enquanto Marília conquistou o Grammy em 2019.
Luísa Sonza foi indicada ao prêmio na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa" com a obra "Doce 22". Na mesma categoria, concorrem o cantor Jão, Marina Sena, Gilsons e Bala Desejo. Todos eles foram indicados pela primeira vez.
Um dos brasileiros mais indicados à premiação, Caetano Veloso, foi indicado na categoria "Melhor Álbum de MPB" com o disco "Meu Coco". Também concorrem ao prêmio Marisa Monte, Ney Matogrosso, Liniker, Chico Chico e a dupla João Donato e Jards Macalé.