Ex-Cruzeiro, autor de gol em arrancada na Série B começou no atletismo e corria os 100m rasos
Welinton Torrão saiu do campo de defesa e arrancou para ganhar do zagueiro na velocidade e marcar pelo Athletic diante do Paysandu; conheça a história
DE 1 x 1 Athletic | Melhores Momentos | 19ª rodada | Brasileirão Série B 2025 [https://s01.video.glbimg.com/x240/13796340.jpg]
DE 1 x 1 Athletic | Melhores Momentos | 19ª rodada | Brasileirão Série B 2025
Welinton Torrão fez um gol típico de velocista no empate do Athletic diante do DE fora de casa pela 19ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o que muita gente não sabe é que este termo para rotular a arrancada do atacante do time mineiro diante do Papão é praticamente literal.
Antes de atuar pelos gramados Brasil afora, o jogador era atleta, mas em outra modalidade. Torrão fez a iniciação esportiva dele no atletismo e corria os 100m rasos durante a adolescência.
+ SIGA O GE ZONA DA MATA NO WHATSAPP [https://www.whatsapp.com/channel/0029VaI3eq7B4hdW9Q1ixk0g]
1 de 3 Welinton Torrão fez belo gol diante do DE — Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club
Welinton Torrão fez belo gol diante do DE — Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club
No duelo diante do DE, Welinton Torrão pegou o rebote da defesa do Athletic e puxou o contra-ataque na intermediária defensiva. Ele avançou contra o marcador, que recuava para tentar diminuir o espaço. Porém, o jogador do Alvinegro passou facilmente pelo zagueiro quando colocou na frente e só tocou por cobertura para marcar pelo Esquadrão de Aço (assista ao vídeo acima).
Welinton foi atleta nos 100m rasos. Quando ainda cursava o Ensino Médio, o camisa 7 disputou os Jogos Escolares de São Paulo e passou por eliminatórias no interior paulista até chegar na disputa da fase principal na capital.
Em entrevista ao ge em 2019, Torrão relembrou os tempos como velocista, mas citou que ficava longe das marcas alcançadas por Usain Bolt (9s58 no recorde mundial e 9s63 no recorde olímpico).
— Os meus 100 metros, no máximo, foram 14 segundos. No máximo foi isso aí, 13, 14 segundos, mas no máximo foi isso aí, não passou disso não – contou na época.
2 de 3 Welinton Torrão começou no atletismo — Foto: Divulgação/Athletic
Welinton Torrão começou no atletismo — Foto: Divulgação/Athletic
Natural de Taguaí-SP, o jogador deixou o atletismo e começou a carreira no PSTC-PR, onde ficou por um ano e meio, quando o Atlético-MG o contratou. No Galo ficou três anos, quando foi duas vezes campeão do Mineiro e um da Copa do Brasil pelo Sub-17.
Welinton deixou o Galo e foi para o Athletico-PR e disputou a Copa São Paulo. De lá, se transferiu para o Cruzeiro no início da Copa do Brasil Sub-20. Ele foi promovido ao profissional do time celeste e ficou até 2020, quando fez 31 partidas com 2 gols e uma assistência.
3 de 3 Welinton Torrão já atuou no Cruzeiro — Foto: Arquivo Pessoal
Welinton Torrão já atuou no Cruzeiro — Foto: Arquivo Pessoal