A Black Friday 2024 registrou um recorde histórico no Reclame Aqui, com 14,1 mil queixas de consumidores insatisfeitos durante o evento. Entre as empresas mais citadas na plataforma, destacaram-se varejistas, companhias de telefonia, marcas de apostas e de beleza, incluindo a Wepink, da influenciadora Virgínia Fonseca e Samara Martins, que apareceu em 5º lugar no ranking.
Com três anos de atuação no mercado de cosméticos, a Wepink registrou 210 reclamações no período entre as 12h de 27 de novembro e as 22h de 29 de novembro. A marca acumula um total de 67,1 mil queixas na plataforma e, mesmo assim, prevê encerrar 2024 com um faturamento expressivo de R$ 500 milhões. Recentemente, a influenciadora revelou que a empresa alcançou R$ 7 milhões em vendas em apenas 24 horas.
Os principais motivos das reclamações durante a Black Friday incluem atraso na entrega, propaganda enganosa, produtos não recebidos, dificuldades em obter estorno e problemas na finalização de compras.
Ranking das empresas com mais reclamações durante a Black Friday 2024:
- Sephora – 469 reclamações
- Magazine Luiza (loja on-line) – 391 reclamações
- Amazon – 357 reclamações
- Mercado Livre – 262 reclamações
- Wepink – 210 reclamações
- Cassinopix – 169 reclamações
- TIM – 146 reclamações
- KaBUM! – 140 reclamações
- Natura – 129 reclamações
- Casas Bahia (loja on-line) – 127 reclamações
O alto número de queixas reforça a importância de uma experiência de compra mais transparente e eficiente, especialmente em eventos de grande volume de vendas como a Black Friday.