WhatsApp deve ter novo limite para encaminhamento de mensagens; veja novidades

O WhatsApp tem ampliado os teste para um novo limite de vezes em que uma mensagem pode ser encaminhada dentro da plataforma. Depois da versão beta do Android, foi a vez do iOS (iPhone) ganhar o recurso.

De acordo com o site WaBetaInfo, a mudança impede que as mensagens que já tenham sido retransmitidas sejam encaminhadas para mais de um chat em grupo ou contato. Por exemplo, a pessoa apenas poderá encaminhar o conteúdo uma vez que já foi compartilhado outras vezes.

Ainda não foi confirmado pelo Whatsapo sobre quando a novidade será liberada. Mas, caso confirme, será mais um passo da empresa para o combate a disseminação de fake news.

Alguns testes

No teste feito pela WaBetaInfo, é possível ver a frase ”mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para apenas um grupo de chat”.

Como o aplicativo contém criptografia (que impede que a empresa tenha acesso aos chats), as mensagem pode incluir uma espécie de código ”contador”. Ele ajuda a identificar a frequência do compartilhamento no app.

Nesse processo, o sistema da empresa identifica o que circula dentro dele como:

  • ”mensagem encaminhada”: especula-se que a nova regra imponha o limite do envio desse tipo para até cinco conversas ou grupos. Isso já acontece no Brasil desde 2020, e pode chega em outros países ainda neste ano.
  • ”mensagem encaminhada muitas vezes”: A partir do novo teste, a ideia é que esse tipo de conteúdo possa ser retransmitido apenas uma vez.

Outras mudanças

Emoji

O WhatsApp também pode estar prestes a liberar reações de mensagens com emojis. Testes sobre isso já foram descobertos, segundo o WaBetaInfo.

Enquetes

A função de enquetes dentro de grupo. Ao invés de utilizar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar suas emoções por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.

Comunidades

O aplicativo poderá ganhar um novo espaço chamado ”Comunidade”. Ela poderá ser utilizada para administrar grupos mais fácil, por exemplo. No entanto, ainda não se sabe como será feito. A expectativa é que seja possível dividir os grupos em categorias: trabalho, estudos, lazer, etc.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp