Press "Enter" to skip to content

WhatsApp: função de silenciar ligações desconhecidas já está disponível

Última atualização 20/06/2023 | 14:57

Com o objetivo de garantir mais seguro, o WhatsApp lançou uma nova atualização nesta terça-feira, 20. Os usuários podem barrar ligações indesejadas de números desconhecidos. A função, que recebeu o nome de “Silenciar Chamadas Desconhecidas”, impede que o dispositivo eletrônico toque ao receber a chama de um contato estranho. Além disso, o aplicativo também recebeu uma nova maneira de consultar as opções de privacidade chamada “Verificação de Privacidade”.

A ferramenta de silenciador de chamada é útil para que o usuário não se perturbe com chamadas de vídeo e voz indesejadas, portanto para esse tipo de ligações o aplicativo fica no modo silencioso. Entretanto, o telefonema fica registrado na lista de chamadas do WhatsApp. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, a função também tem a finalidade de eliminar risco de fraude. “Ele ajuda a excluir automaticamente spam, fraudes e chamadas de pessoas desconhecidas para uma maior proteção e privacidade”, afirma.

Para ativar a função de silenciador de chamadas no WhatsApp é bem fácil, na tela inicial o usuário deve clicar nos três pontos ou engrenagem e acessar as “Configurações”. Em seguia, basta escolher “Chamadas” e clicar no botão em formato de interruptor. Caso a opção ainda não esteja disponibilizada, atualize o aplicativo na App Store, para aparelhos do sistema iOS, ou Play Store, para sistema Android.

Verificação de Privacidade

A outra novidade que o WhatsApp anunciou foi o recurso chamado “Verificação de Privacidade”, que consiste em uma forma para consultar todas as opções e escolher o nível de proteção dos dados. “A opção ‘Iniciar Verificação’, nas suas configurações de privacidade, levará você a diversas camadas de privacidade que reforçam a segurança das suas mensagens, chamadas e informações pessoais”, informaram.

Para ativar, basta que o usuário vá em “Configurações” e clique em “Privacidades”. Na aba, haverá o banner “Iniciar Verificação”, que o possibilita navegar pelas opções de privacidade que reforçam a segurança da troca de mensagens, chamadas e informações pessoais. Segundo a empresa do aplicativo, a criptografia é uma base segura, mas que eles sempre buscam por melhores condições para preservar as particularidades dos usuários.

“Embora a criptografia de ponta a ponta seja a base para garantir que suas chamadas e mensagens estejam seguras, continuamos adicionando ainda mais camadas de privacidade, incluindo o bloqueio de conversa, recentemente lançado para proteger conversas confidenciais com uma senha, mensagens temporárias, que desaparecem, bloqueio de capturas de tela para visualização única e a capacidade de manter privada sua presença online“, .