Press "Enter" to skip to content

WhatsApp passa a permitir pagamentos com cartões de débito e crédito

Última atualização 07/03/2023 | 15:01

Quem possui de cartões de crédito, débito nas bandeiras Visa e Mastercard poderá fazer compras através do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação com Facebook Pay.

Em março de 2021, já havia sido autorizado o recurso de envio de valores por meio do aplicativo. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito por meio do WhatsApp. Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em 2021”, destacou o BC em nota.

Como aderir para recebimentos

O Banco Central, também esclareceu que a adesão de novas instituições, que queiram participar do Facebook Pay continua aberta. Porém, depois de aprovados, terão que esperar um mês para dar início as operações de transações pelo WhatsApp. Segundo o BC, o prazo é necessário para preservar a concorrência no mercado de meios de pagamento.

“Em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, destacou a instituição em seu comunicado.

Como vai funcionar

A ferramenta não estará disponível imediatamente. As instituições que quiserem participar dos pagamentos via Facebook Pay precisam ser aprovadas e então esperar um prazo de 30 dias para começarem a realizar as transações através do Whatsapp.

O novo método promete facilitar o pagamento, especialmente para os pequenos negócios, que já utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Eles poderão fechar um pedido e cobrar o cliente exclusivamente pelo aplicativo, sem precisar enviar uma chave Pix ou maquininha com um motoboy.

O consumidor também não vai precisar alternar entre o WhatsApp e o aplicativos dos bancários para enviar o comprovante de pagamento.

As compras pelo WhatsApp Pay são compatíveis com cartões de crédito, débito e pré-pago.

Os usuários deverão cadastrar o cartão desejado na função Meta Pay para realizar pagamentos pelo app.

Quando o usuário clicar na opção “Pagamento”, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta. Em seguida, é preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha de 6 dígitos.

Depois, deverá incluir para o cadastro:  nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros.  O cartão será validado junto ao banco.

De acordo com o WhatsApp, o uso da senha, ou biometria, vai ser necessário sempre que usuário for enviar dinheiro.

Para usar o recurso, os comerciantes terão de habilitar suas contas para receber pagamentos por vendas feitas pelo app.

 

 

*Com informações da Agência Brasil