Press "Enter" to skip to content

WhatsApp representa mais da metade dos agendamentos do Teleconsulta em Goiânia

Última atualização 08/06/2023 | 12:23

A marcação de consultas pelo WhatsApp (62) 3534-6305, implantada pela Prefeitura de Goiânia, em maio de 2022, completa um ano com grande aceitação por parte dos moradores de Goiânia. O número de marcação de consultas com médico generalista, clínico geral, ginecologista, obstetra e pediatra, já representa 62% do total de agendamentos na Central de Atendimento do Cidadão – Telemedicina.

Os números mostram o crescimento de acessos pelo aplicativo e redução gradual de pessoas que usam o telefone para buscar marcações de consultas que podem ser feitas todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 07h às 19h.

No mês de abril, foram 21.540 agendamentos por mensagens e 13.094 por ligações via 0800-646-1560. “A criação do WhatsApp para marcação de consultas foi mais uma ferramenta que a Prefeitura de Goiânia instituiu para melhorar o acesso da população aos serviços que o município disponibiliza pelo SUS, e tem cumprido muito bem seu papel”, afirma o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso.

A especialidade de médico generalista – profissional que cuida de questões diversas na chamada saúde da família – lidera as marcações. Em segundo lugar, aparece clínico geral, com 27% dos contatos, seguido de ginecologia com 20%, e pediatria com 18% das marcações.

Atendimento

Inicialmente, a ligação é atendida por um bot (robô) que faz a identificação prévia do paciente antes do atendimento humano para o devido agendamento. A dinâmica contribuiu para a redução do tempo de atendimento, pois quando a ligação chega ao atendente, os dados do usuário já aparecem na tela.

“Nossa gestão busca ferramentas para facilitar a vida das pessoas e ampliar o acesso a serviços em diversas áreas, principalmente em saúde”, destaca o prefeito Rogério Cruz, ao frisar que a prefeitura investe na reforma e construção de unidades de saúde e na realização de ações como o programa Saúde Perto de Você.