WhatsApp terá três mil novas reações de emojis em mensagens

emoji

WhatsApp terá três mil novas reações de emojis em mensagens

Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, anunciou que as reações em mensagens do WhatsApp – empresa do Facebook – estão se expandindo para incluir um teclado de emojis completo, com mais de 3.600 opções. Isso significa que os usuários poderão reagir a uma mensagem no aplicativo utilizando qualquer emoji. Também será possível selecionar diferentes tons de pele para essas reações.

A nova funcionalidade está sendo aplicada e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas.

Dia do Emoji

Em comemoração ao Dia do Emoji, 17 de julho, o WhatsApp se juntou com criadores para explicar algumas das novas reações implementadas no aplicativo de mensagens:

  • 🥵 Rosto derretendo: Um emoji novo e bastante popular que pode ser frequentemente utilizado como sarcasmo. Ele pode ser utilizado para dizer que você está ”derretendo de calor no verão” ou mostrar um sinal de constrangimento, vergonha ou até mesmo que cometeu uma gafe.
  • 🧢 Boné/Chapéu azul: Em inglês, a expressão ‘cap’ (boné) ou ‘capping’ (vestindo o boné), e o emoji em questão, são utilizados frequentemente quando alguém está mentindo ou exagerando em uma história. Se reagir uma mensagem com esse emoji, provavelmente significa que não acredite no que está sendo descrito. Em português, a expressão pode ser conhecida como ‘dando um chapéu’.
  • 💀 Caveira: Geralmente utilizada para expressar morte figurativa, hoje em dia o emoji é usado para reagir a uma mensagem engraçada, ou seja, ‘morrer de rir”. Embora possa parecer sombrio, ele é utilizado como uma alternativa para o emoji de lágrimas de alegria e rolando de rir.
  • 😭 Chorando muito e 🤮 vomitando: As reações podem parecer negativas, mas esses emojis dramáticos podem ser usados para expressar reações extremamente positivas, como chorando muito de alegria ou vomitando por estar chocado ou espantado.
  • 🥺 Rosto Suplicante: Esse emoji pode ser utilizado de diversas formas, como indicar olhinhos de ”cachorrinhos”, como se estivesse implorando ou suplicando por algo, mas também representa adoração ou um momento tocante, seja por um gesto ou mensagem carinhosa. Pode funcionar também como uma expressão de agradecimento.
  • 👀 Olhos: Esse emoji tem um significado oculto por trás de uma mensagem ou contéudo postado online; ou olho agitado pode transmitir alguma suspeita ou surpresa.
  • ✨ Brilhos: Pode ser utilizado de duas formas: expressando positividade e até mesmo apoio, amor e felicidade. Mas também pode ser utilizado para demostrar sarcasmo, ironia ou até mesmo exagerar uma palavra, mensagem ou emoção.
  • ✍️ Anotando: É muitas vezes usado de maneira cômica para mostrar que está ouvindo de perto a mensagem de alguém, como se estivesse ”tomando notas” de um conselho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos