WhatsApp testa recurso de mensagens em outras plataformas de mensagens; entenda

WhatsApp deve cumprir essas exigências da União Europeia no prazo de até seis meses e ajustar-se às normas estabelecidas

O aplicativo de mensagem WhatsApp está tentando um novo recurso em que permite enviar mensagens para aplicativos rivais, como Telegram e Signal. A informação foi divulgada através de um site especializado em acompanhar atualizações da Meta, intitulada WABetaInfo. Nele, é mostrado uma captura de tela em que mostra a aba da nova atualização, que ainda não está em funcionamento.

Ainda segundo o portal, o recurso é uma resposta às novas regulamentações da União Europeia sobre a concorrência, conhecida como Lei dos Mercados Digitais (DMA). O marco regulatório impõe regras a plataformas grandes para permitir a concorrência justa.

Dentre as regras estabelecidas, uma delas envolve a necessidade de interoperabilidade, o que significa que serviços de mensagens como o WhatsApp devem permitir que os usuários se comuniquem com aplicativos concorrentes a partir da plataforma.

Isso implica que um usuário do WhatsApp, por exemplo, poderá enviar mensagens para pessoas que utilizam o Telegram ou o Signal, e vice-versa. O usuário terá o controle para ativar ou desativar essa integração com outros serviços concorrentes, conforme previsto nas regulamentações.

O WhatsApp deve cumprir essas exigências da União Europeia no prazo de até seis meses e ajustar-se às normas estabelecidas. Ainda não está claro se essa funcionalidade será disponibilizada em outros países fora da União Europeia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp