Wilder, Álvaro, Kajuru, Calil, Zé Mário e Iso estão com Caiado

A festa de Ronaldo Caiado para a cerimônia de filiação do senador Wilder Morais foi um evento gigantesco e lotou o auditório do Castro’s Park Hotel, em Goiânia, na manhã desta quinta-feira (5/4). Evento para filiação de Wilder Morais ao DEM de Ronaldo Caiado arrebatou outras quatro lideranças políticas de Goiás. Além de Wilder, anunciaram filiação ao Democratas, os deputados estaduais Álvaro Guimarães (ex-PR), Isso Moreira (ex-PSDB), e os pré-candidatos a deputado estadual José Mário Schreiner, e o médico Zacharias Calil.

Apesar de não ter ido ao evento no Castros e ainda não ter assinado sua ficha de filiação ao DEM, o vereador Jorge Kajuru está “fechado” com Caiado e vai mesmo sair do PRP. Kajuru quer apenas a garantia de uma vaga ao Senado, mas apoio e vaga não parece ser problema para o DEM. Em relação à proposta inicial de campanha independente do vereador, ele afirma: “minha campanha será independente. Não vou subir no palanque de nenhum candidato ao governo, essa é minha condição”, afirmou Kajuru.

De acordo com Álvaro Guimarães (PR), que troca de partido pela primeira vez em mais de 45 anos de vida pública, a composição de legenda partidária foi um dos principais motivos para sua filiação ao DEM. Segundo ele, o espaço da sua região na base foi “se deteriorando” e não há outro caminho para a reeleição, se não, apoio de chapa para sua candidatura. “Não sou de trocar de lado, nem de partido. Fui filiado ao antigo Arena, que se tornou PDS, depois PFL, PL e por fim PR. Então nunca troquei de partido, apenas segui a sigla, mas a atual situação política do PR, não favorece minha reeleição”, afirmou Álvaro que passa também a ser oposição de Marconi e Zé Eliton.

O apoio à candidatura de Caiado ao governo de Goiás e a filiação ao DEM demonstra a vontade de Wilder em garantir uma vaga no Senado Federal e revela um embate duro nas urnas em outubro. Enquanto base do governo e líder do PP, Wilder contava com o apoio de pelo menos 170 prefeitos, com a mudança partidária, ainda que mantenha antigos aliados, o senador deverá perder vertiginosamente alguns apoiadores no interior do Estado.

Desde o anúncio de seu nome à chapa majoritária em Goiás, parece que Caiado não conseguiu muitos avanços na conquista de apoiadores, já que apenas os prefeitos Adib Elias (Catalão), Renato de Castro (Goianésia), Paulo do Vale (Rio Verde) e Fausto Mariano (Turvânia), todos apoiadores antigos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp