Press "Enter" to skip to content

Will Smith e o preço de um tapa na cara

Última atualização 09/04/2022 | 09:42

As consequências da reação intempestiva de Will Smith não param de apresentar novos capítulos. Agora, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu que o vencedor do Oscar 2022 de Melhor Ator, está proibido de frequentar a cerimônia de entrega da estatueta pelos próximos 10 anos.

Trata-se da punição, anunciada nesta sexta-feira (8) pela Academia, em decorrência do tapa na cara que Will Smith deu no comediante Chris Rock, um dos apresentadores da entrega do Oscar, ocorrida em março, após piada feita com a cabeça raspada da mulher dele, a atriz Jada Smith, que sofre de alopecia.

A decisão do conselho vale por 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, e Will fica impedido de comparecer a qualquer evento da Academia, pessoal ou virtualmente. Marcada para 18 de abril, a reunião que decidiu o destino do ator foi antecipada depois que ele renunciou ao posto que ocupava na própria Academia.

O conselho é formado por 54 membros e considerou que Will Smith violou o código de conduta imposto aos membros da Academia após o escândalo #MeToo. O cancelamento do prêmio dado a Smith na cerimônia, por sua atuação em “King Richard: criando campeãs” já havia sido descartado como punição.

Relembre o caso

Na noite de  cerimônia do Oscar, no último domingo (27), após o comediante, Chris Rock,  que apresentava o prêmio de melhor documentário, fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett, mulher do ator. A ação repercutiu muito mal e foi vista, num primeiro momento, inclusive, como uma encenação.

A reação foi por conta do comentário do comediante que disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos, estrelar “G.I. Jane 2”. No longa de 1997, “G.I. Jane”, que no Brasil foi lançado como “Até o limite da honra”, a atriz Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.