Wilson Lima revela ações de segurança, saúde e educação para 2025 no Amazonas

Governador do Amazonas faz balanço da gestão no ano e revela ações a serem implementadas em 2025

Em entrevista exclusiva ao Bom Dia Amazonas, Wilson Lima afirmou que pretende ampliar sistema ‘Paredão’, convocar aprovados em concurso e entregar obras no próximo ano. Wilson Lima está em seu segundo mandato como Governador do Amazonas, que teve início em 2023 e segue até 2026. Ao fim do ano de 2024, ele relembrou ações feitas durante o período e previu ações que devem ser implementadas em 2025. Veja alguns pontos abaixo.

SEGURANÇA PÚBLICA

Durante a entrevista à Rede Amazônica, Wilson Lima lembrou da convocação de 1,3 mil homens das forças de segurança, sendo 1.100 da Polícia Militar, Secretaria de Segurança, Polícia Civil e dos 200 homens do Corpo de Bombeiros. Ele falou sobre a atuação dos convocados e o impacto que trouxe para as ações da segurança pública, além de já informar que deve fazer uma nova convocação de aprovados em 2025.

Em seguida, Wilson Lima também informou que o governo deve ampliar o sistema “Paredão”, ferramenta utilizada pelo sistema de segurança pública do Amazonas com o objetivo de combater ações criminosas praticadas em Manaus, bem como auxiliar na identificação de veículos com restrição de roubo ou furto, para condomínios e grandes empreendimentos.

SAÚDE

Questionado sobre as obras do Hospital do Sangue e também do Hospital Veterinário do estado, Wilson Lima informou que ambos estão em fase de conclusão de equipamentos e devem ser entregues no primeiro semestre de 2025. O Hospital do Sangue está em processo de equipagem e a previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2025. Já o Hospital Veterinário possui obra física concluída, com o processo de equipagem em andamento e definição do modelo de gestão a ser implantado.

EDUCAÇÃO

Ainda durante a entrevista, Wilson anunciou os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb 2024), no Amazonas. Os recursos são destinados aos profissionais da área educacional e têm abono de até R$ 13,5 mil. Para os servidores com carga horária de 20 horas, o abono será de R$ 4,5 mil; para quem tem carga horária de 40 horas, será de R$ 9 mil e, para quem tem a carga horária máxima de 60 horas, o abono será de R$ 13,5 mil.

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Acidente aéreo no Amazonas: o que se sabe e falta esclarecer

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a queda de avião no Amazonas que deixou dois mortos

Autoridades confirmam duas mortes no acidente aéreo em Manicoré; destroços e corpos das vítimas foram localizados após cinco dias de buscas. As investigações continuam sob a responsabilidade da SERIPA VII, com apoio do CENIPA.

Destroços de avião desaparecido no AM são encontrados em floresta

Os destroços do avião de matrícula PT-JCZ, que havia desaparecido em uma região de floresta em Manicoré, no interior do Amazonas, foram localizados na tarde de quarta-feira (25), após cinco dias de buscas. As autoridades locais confirmaram a morte de duas pessoas que estavam a bordo.

Confira abaixo o que já foi confirmado e o que ainda falta esclarecer sobre a queda do avião.

1. Quando e onde o avião desapareceu?
2. O que dizem as testemunhas?
3. Quando as buscas foram iniciadas?
4. Quais órgãos participaram das buscas e como elas foram realizadas?
5. Quando os destroços do avião foram localizados?
6. Quem eram as vítimas a bordo?
7. O que as autoridades locais dizem sobre a queda do avião e as investigações?

QUANDO E ONDE O AVIÃO DESAPARECEU?

O desaparecimento da aeronave ocorreu na sexta-feira (20), em uma área próxima à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km de Manicoré. A Prefeitura de Manicoré informou que os destroços foram localizados a cerca de dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, na estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso.

O QUE DIZEM AS TESTEMUNHAS?

Uma moradora local relatou à prefeitura que, por volta das 8h da sexta-feira, dia 20, ouviu um som estranho de um avião sobrevoando a região, seguido de um forte estrondo segundos depois. “A gente estava tomando café, o avião vinha com uma ‘zoada’ estranha e esse avião saiu passando. Eu falei para o meu marido: ‘olha esse avião, parece que está falhando’. Eu fui olhar e, quando levantei da mesa, só ouvimos o estrondo”, relatou a moradora, identificada apenas como Raimunda.

QUANDO AS BUSCAS FORAM INICIADAS?

De acordo com a FAB, as buscas começaram no sábado (21) e duraram mais de 18 horas de voo, cobrindo uma área de cerca de 2.594 km². A Força Aérea utilizou duas aeronaves, o SC-105 Amazonas e o H-60 Black Hawk, nas operações de busca, após ser notificada sobre o desaparecimento da aeronave no dia 20 de dezembro.

QUAIS ÓRGÃOS PARTICIPARAM DAS BUSCAS E COMO ELAS FORAM REALIZADAS?

As buscas pela aeronave desaparecida no Amazonas contaram com o apoio de várias equipes de resgate. Além da Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros participaram da operação. Na véspera de Natal, o governo estadual enviou uma nova equipe de bombeiros, equipada com cães farejadores, para reforçar as buscas, realizadas tanto por via aérea quanto terrestre.

QUANDO OS DESTROÇOS DO AVIÃO FORAM LOCALIZADOS?

Os destroços do avião foram localizados na tarde de quarta-feira (25), feriado de Natal, após cinco dias buscas. O local, de difícil acesso e em meio a uma floresta densa, foi alcançado inicialmente por mateiros, que chegaram por volta das 13h e acionaram as equipes de resgate, segundo o delegado Marcus Vieira, da 72ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manicoré.

QUEM ERAM AS VÍTIMAS A BORDO?

De acordo com as autoridades locais, foram confirmadas duas mortes: o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite. Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, é natural de Fernandópolis, mas morava em São José do Rio Preto (SP). Ao DE, a família informou que ele deslocou-se para o estado do Amazonas a trabalho, todavia, não deu detalhes de como seria o serviço realizado. Na ocasião, falou apenas que sairia de Porto Velho (RO) com destino a Manaus.

O QUE AS AUTORIDADES LOCAIS DIZEM SOBRE O ACIDENTE AÉREO E AS INVESTIGAÇÕES EM ANDAMENTO?

A FAB esclareceu que o avião não tinha plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares. O último sinal do GPS Garmin do piloto indicou uma posição ao sudeste de Manicoré. A investigação do acidente foi assumida pelas autoridades policiais e o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que dará início ao processo de coleta de dados e análise da ocorrência. A Força Aérea informou que o resultado final da investigação será divulgado no Painel SIPAER, disponível no site do CENIPA. Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente, nem sobre as circunstâncias que envolviam o piloto e o passageiro da aeronave.

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