Home»Cotidiano»Workshop marca Dia Nacional de Doação de Órgãos em Goiás

Evento visa informar estudantes e profissionais da área de saúde sobre todo o processo relativo à doação de órgãos

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
(62) 9 8219-1904 Fale com o Diário do Estado

O dia 27 de setembro é celebrado, em todo o País, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data, instituída pela Lei Federal 11.584/2007, tem o propósito de conscientizar as famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos e tecidos em benefício ao próximo e, desta forma, possibilitar o avanço no número de doações e transplantes no País. Para comemorar o dia em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Gerência de Transplantes, realiza um Workshop em Doação de Órgãos e Transplantes voltado para estudantes e profissionais da área de saúde.

O evento será realizado no próprio dia 27 de setembro, das 8 horas às 12h30, no auditório da Escola de Saúde de Goiás. A Gerente de Transplantes da SES-GO, Nathália Carolyne Correia Mendonça, destaca que por meio do workshop a Secretaria pretende informar os participantes sobre os detalhes de como acontece todo o processo, que perpassa pelo diagnóstico, abordagem familiar, consentimento da família e por fim, a doação e transplante. “Visamos, antes de tudo, despertar o interesse dessas pessoas para um tema delicado, atual e extremamente relevante no âmbito da saúde”, enfatiza.

Na programação do Workshop estão previstas palestras sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, diagnóstico de morte encefálica, comunicação de más notícias e abordagem familiar para doação de órgãos e tecidos, logística no processo de doação e transplante de órgãos. Todos os assuntos serão abordados por profissionais da própria SES-GO, com vasta experiência no assunto.

Estatísticas
O número de doações efetivas de múltiplos órgãos em Goiás saltou de 46, em 2016, para 89, no ano passado, com aumento de aproximadamente, 93,5% nos últimos dois anos, segundo dados da Gerência de Transplantes da SES-GO. Esse resultado deve-se ao constante trabalho de capacitação das equipes de saúde e aos exigentes cuidados fornecidos aos pacientes antes, durante e após o diagnóstico de morte encefálica, em conformidade com a legislação vigente – o que tem proporcionado maior segurança para a realização do diagnóstico por parte dos médicos assistentes e maior confiança dos familiares.

Ao ampliar as captações houve natural crescimento dos transplantes, tanto que em 2018 foi alcançado o maior número de transplantes renais de toda a série histórica (163 transplantes). O maior número de transplantes de córnea foi registrado em 2017 (1.037 transplantes). Por consequência, Goiás mantém-se como maior transplantador de córnea por milhão de população no País desde 2017. Em 2018 foram realizados os primeiros cinco transplantes hepáticos do Estado de Goiás.

Até agosto de 2019, conforme dados publicados no site da SES-GO, Goiás notificou 299 casos de morte encefálica, sendo 184 considerados doadores elegíveis. A equipe da Gerência de Transplantes entrevistou 177 famílias, tendo o consentimento de 52 famílias (29,4%). Foram realizados 120 transplantes de rim, seis transplantes de fígado, 425 transplantes de córneas e, por fim, 51 transplantes de medula óssea. Apesar dos avanços, ainda existe uma extensa lista de espera.

Os dados consolidados até 23 de setembro de 2019 mostraram que 235 pessoas aguardavam por um transplante de rim em Goiás. Outras 307 esperam por um transplante de córnea e um paciente aguarda por um transplante de fígado. “Essa fila é dinâmica, pois todos os dias novos pacientes são inscritos e tantos outros saem”, explica a Gerente de Transplantes, Nathália Carolyne Correia Mendonça. Ela destaca ainda que, o treinamento exaustivo de profissionais de saúde, bem como o esclarecimento e divulgação do assunto junto à população, possibilitarão a mudança dos cenários de doação e transplantes em Goiás e no Brasil.

SERVIÇO

Workshop em Doação de Órgãos e Transplantes
Data: Sexta-feira, 27 de setembro
Horário: Das 8h às 12h30
Local: Escola de Saúde de Goiás – Rua 26, número 521, no Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!