Valeu o investimento: zaga do Botafogo com média de 21 anos faz Flamengo passar em branco
Jair e David Ricardo assumem responsabilidade e se destacam diante de lesões de Bastos e Barboza, titulares na linha defensiva
Imagine sair de um clube que disputou a Série B para assumir a titularidade do atual campeão brasileiro e da América em cinco meses. Na teoria, esta missão pesaria para qualquer zagueiro. Agora, pense que esta tarefa caiu no colo de dois jogadores com, respectivamente, 20 e 22 anos. É o que o Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/] está vivendo com Jair e David Ricardo. Com média de 21 anos de idade, a dupla fez o Flamengo passar em branco no clássico deste domingo, pela nona rodada do Brasileiro. [https://ge.globo.com/rj/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/18-05-2025/flamengo-botafogo.ghtml]
“David Ricardo tem tudo pra ser outro achado do scout do Botafogo”, afirma Sergio Santana [https://s03.video.glbimg.com/x240/13611038.jpg]
Os dois foram praticamente obrigados a assumir um papel de protagonismo no sistema defensivo por causa das lesões de Bastos e Barboza. Apesar da pouca idade, Jair e David têm impressionado internamente. Contra o Flamengo, fizeram a equipe comandada por Filipe Luís não sair do zero apenas pela quinta vez nesta temporada.
“A gente tenta ajudar, são meninos e deram conta do recado. Brinquei com o Jair agora: “pô, você é muito bom mesmo”. Valeu o investimento. Temos zagueiros muito bons. E o time vai ficando mais forte com grandes jogadores – comentou o goleiro John após o clássico.
Jair foi adquirido por 12 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões), valor que pode aumentar com mais 2 milhões de euros em bônus, e a ida de Tiquinho Soares ao Santos – há uma expectativa de que, em uma eventual revenda, o zagueiro possa ser negociado por mais que o dobro das cifras investidas pelo Botafogo [https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2025/04/08/sem-bastos-botafogo-aposta-no-crescimento-de-jair-em-sequencia-titular-na-zaga.ghtml]. David Ricardo, criado no Ceará, foi comprado por 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 11 milhões).
O clássico contra o Flamengo foi o quinto jogo seguido dos dois atuando juntos. Nesta sequência, o Botafogo venceu três jogos, empatou um e perdeu um duelo.
“É um ataque fortíssimo e nós não termos sofridos gols nem ter concedido oportunidade flagrante ao Flamengo, com dois jovens na zaga, é uma vitória importante da nossa consistência defensiva. Não vejo só porque sofremos gols, acho que defendemos bem porque o Flamengo não nos amassou. Teve bola, mas não levamos amasso. É uma vitória da defesa que começa no Rwan e Igor. Trabalhamos tudo isso. É uma derrota porque também saímos sem gols – analisou Renato Paiva.