Zambiano Andrew Mulenga busca brilhar na Copinha com o Porto Vitória Sub-20

Único estrangeiro do Porto Vitória, zambiano Andrew quer brilhar na Copinha

Atacante africano, de 19 anos, é um dos principais jogadores do elenco do time
capixaba

A Copa SP de Futebol Júnior deste ano contou com a participação de mais de 30 jogadores estrangeiros, de quatro continentes e 19 países, entre eles Espanha, Panamá, Japão e Angola. Em 2025, o Porto Vitória, do Espírito Santo, traz em seu elenco o atacante Andrew Mulenga, de Zâmbia.

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Com 19 anos, natural de Lusaka, capital do país do Sul da África, Andrew chegou ao time capixaba, buscou o seu espaço e hoje é um dos jogadores mais importantes do elenco. Desde que chegou ao Porto Vitória, Andrew conquistou os títulos da Copa Espírito Santo Sub-20 e da Copa Xerém Sub-20, marcando um gol decisivo na vitória sobre o Independiente del Valle, do Equador.

Às vésperas de disputar a Copinha pela primeira vez, o atacante se mostra empolgado.

– Sou grato a Deus por tudo que ele fez e por tudo que está fazendo em minha vida. Estou muito feliz por participar de uma competição tão grande e obviamente muito animado por ter a oportunidade de jogar ao lado e contra os grandes talentos do país. Honestamente, minhas expectativas para a Copinha são as de sempre durante toda a minha vida: poder mostrar o que podemos fazer tanto coletivamente quanto individualmente e também aproveitar cada minuto dela – declarou o atacante ao de.

ORGULHO EM DEFENDER A ZÂMBIA

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Em Zâmbia, Andrew Mulenga atuou no Kafue Celtic, clube que revelou Patson Daka, atualmente no Leicester. Outro que saiu do mesmo da mesma região foi Enock Mwepu, ex-Brighton, que teve de se aposentar devido a uma rara condição hereditária no coração.

Recentemente, Andrew foi convocado para a seleção sub-20 de Zâmbia, mas não conseguiu se apresentar por questões de logística, em decorrência de estar atuando no Brasil. Mesmo assim, o atacante fala com orgulho do seu país natal e se diz honrado e representar a sua bandeira e o Porto na Copinha.

– É sempre uma honra representar o clube (Porto Vitória) e o meu país (Zâmbia), poder aprender, melhorar e mostrar o que posso fazer num ambiente diferente daquele a que estou habituado. Também espero se me destacar na carreira de jogador profissional.

PORTO VITÓRIA NA COPINHA 2025

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Integrante do Grupo 21, da Copa SP de Futebol Júnior 2025, o Porto Vitória estreia contra o Atlético Guaratinguetá no dia 05 de janeiro, às 12h45 (horário de Brasília). O time capixaba volta a campo no dia 08, às 15h, diante do Grêmio. O último jogo do Verdão da Capital, na primeira fase da Copinha, será no dia 11, às 10h45 frente ao Vitória da Conquista, da Bahia. Todos jogos do Grupo 21 acontecem no estádio Professor Dário Rodrigues Leite, na cidade de Guaratinguetá.

Andrew Mulenga espera jogos complicados, mas avisa que o Porto Vitória se preparou para ir além da fase de grupos.

– Reconheço também o fato de ser uma competição de altíssimo nível para a qual nos temos preparado adequadamente. Espero ir longe na Copinha – finalizou.

Veja mais notícias no de e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

DE anuncia contratação de Fabrício Bruno do Flamengo para disputar a FC Series nos EUA

O DE anunciou a contratação do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo. O acerto foi finalizado nessa sexta-feira, quando o jogador chegou aos Estados Unidos e se juntou o elenco do time mineiro. O defensor assinou contrato por quatro temporadas. O DE pagou 7 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) ao Flamengo para contar com o jogador.

Na manhã deste sábado, antes de ser anunciado, Fabrício Bruno participou da atividade da equipe, em Bradenton, local onde o grupo iniciou os trabalhos de pré-temporada. Ele teve uma conversa com o técnico Fernando Diniz, acompanhado por Alexandre Mattos, CEO da Raposa.

Fabrício Bruno vai reforçar o DE na disputa a FC Series, o Torneio da Flórida, com amistosos. Na próxima quarta-feira, o time de Fernando Diniz enfrenta o São Paulo, em Orlando. No sábado, dia 18, a Raposa terá o Atlético-MG pela frente, no primeiro clássico da temporada, com transmissão da Globo (para Minas Gerais), Sportv e Premiere.

O zagueiro tinha contrato com o Flamengo até o fim de 2028. As conversas com a diretoria do clube rubro-negro começaram há mais de um mês. A primeira proposta do DE foi recusada. A diretoria da Raposa seguiu com as negociações, chegando ao acordo e pagando a quantia milionária pedida pelo Flamengo.

Formado nas categorias de base do DE, Fabrício atuou no time profissional em 2016, disputando oito jogos e marcando um gol. Depois foi emprestado à Chapecoense por três anos e retornou ao clube mineiro em 2019, quando participou de 26 jogos, na temporada em que a Raposa foi rebaixada à Série B.

Fabrício é a nona contratação do DE para temporada. Além dele, o clube anunciou o lateral-direito Fagner, o volante Christian, os meias Eduardo e Rodriguinho, e os atacantes Bolasie, Dudu, Gabigol e Marquinhos.

O clube também estava interessado no zagueiro argentino Valentin Gómez, de 21 anos, do Vélez Sarsfield, mas desistiu do negócio por causa dos pedidos da diretoria do time de Buenos Aires. O DE pretende encerrar o período de contratações da primeira janela da temporada após a chegada de Fabrício Bruno.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp