Zezé di Camargo diz que não houve ditadura no Brasil

Em entrevista à jornalista Leda Nagle publicada em seu canal do YouTube na última segunda-feira (11) Zezé di Camargo falou sobre sua carreira, vida pessoal e sobre política. O cantor chegou a falar que não houve ditadura no Brasil, o que gerou repercussão nas redes sociais.

Zezé começa dizendo que se considera “muito politizado”, mas que nunca seguiria carreira política por não ter vocação. “Já tive convite para isso, já conversei com alguns políticos e eles ficaram impressionados com meu conhecimento político do Brasil, mas não tenho vocação para ser. Quero ser politizado para exercer meus direitos e deveres como cidadão, mas não penso isso como profissão”, disse.

Leda então questionou como o artista vê o atual momento político brasileiro. “Vou falar um absurdo para você, as pessoas vão me criticar, jornalistas vão falar de mim, achar que sou um maluco. O Brasil lutou muito pela democracia. Eu fico com pena de como nossos políticos usaram aquela liberdade que conquistamos ao sair do militarismo, e muita gente confunde militarismo com ditadura. Todo mundo falava que vivíamos em uma ditadura, mas nós não vivíamos em uma ditadura, vivíamos no militarismo vigiado. Ditadura é Venezuela, Cuba, Hungria, Coreia do Norte, China, até o Chile com Pinochet. O Brasil nunca chegou a ser uma ditadura”, falou Zezé.

Mas a jornalista discorda. “Nós tivemos muita gente presa, vários confrontos, tortura”, ao que Zezé responde: “Mas não chegou a ser tão violenta, tão sangrenta. Eu não quero jamais isso para o Brasil, mas eu acredito que, hoje, o Brasil precisa passar por uma depuração, até pensar no militarismo para reorganizar as coisas. Aí eles vão entregar de novo, ‘pronto, limpamos a corja aqui’. Acho que o Brasil precisava passar por uma depuração dessa”, disse.

O artista ainda defendeu que o Ministério da Educação inclua a matéria política no ensino básico do País e comentou que seus filhos estudaram dois anos nos Estados Unidos, onde os alunos têm aula de formação do cidadão.

A entrevista foi dividida em duas partes, e o segundo vídeo será publicado nesta terça-feira (12).

As informações são do Estadão

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e fecha no fim de ano em Goiânia e Aparecida

Confira o que abre e fecha

Os feriados de fim de ano vão alterar o funcionamento de instituições privadas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais em Goiânia e Aparecida. Nos dias 25 de dezembro e 1ª de janeiro de 2022, as unidades do Vapt Vupt e as lojas da Região 44 estarão fechadas.

Além disso, a prefeitura da capital e de Aparecida de Goiânia decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro.

Confira o que abre e o que fecha em Goiás:

Governo de Goiás

Foi determinado pelo Governo de Goiás que os dias 24 e 31 de dezembro serão ponto facultativo. Com a medida, as repartições públicas estaduais abrirão normalmente entre 27 e 30 de dezembro. Após a data, os serviços apenas retornam no dia 3 de janeiro de 2022.

O ponto facultativo não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades indispensáveis como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação, fiscalização e Vapt Vupt.

Vapt Vupt

As unidades do Vapt Vupt estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, com exceção do Shopping Bougainville, Portal Shopping e Shopping Center, que funcionarão das 10h às 15h nessas datas.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro. No entanto, as atividades consideradas essenciais, como serviços de segurança, atendimento de saúde 24h e limpeza urbana, funcionarão normalmente nesses dias e, também, nos feriados de Natal e Ano Novo.

Vacinação em Aparecida

A vacinação contra covid-19 estará suspensa nos dias 24,25,31 de dezembro e 1ª de janeiro. Entre os dias 27 e 30 e após o dia 3 de janeiro, a imunização segue normalmente.

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro. Com a medida, os órgãos municipais não funcionarão nessas datas. O decreto não se aplica aos órgãos e entidades públicas municipais que exijam plantão permanente.

Região da 44

Já a região da 44, as lojas funcionarão das 8h às 15h na sexta-feira (24), conforme a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44). Nos dias 25,26 de dezembro e 1ª,2 e 3 de janeiro de 2022, os estabelecimentos estarão fechados. O funcionalmente volta normalmente no dia 4 de janeiro.

Correios

Nos dias 25,31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente nas agências dos Correios. Na sexta-feira (24), as unidades atenderão em horário especial, das 9h às 14h, com exceção das agências instaladas em shoppings, que cumprirão o expediente de acordo com o horário de funcionamento estabelecido.

Enel

A Enel informou que as lojas de atendimento presencial não abrirão no Natal e Ano Novo, pois os feriados serão no sábado, dia que não há expediente. Mas, na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), a companhia manterá cerca de 1,1 mil equipes de manutenção trabalhando no Estado.

Bancos

A Associação de Bancos (ASBAN) informou que no dia 24 de dezembro as agências bancárias abrirão para atendimento ao público das 9h às 11h. As agências não abrirão no dia 31 de dezembro.

Shoppings

Buriti Shopping

Até o dia 23 de dezembro, o Buriti Shopping funcionará das 10h às 23h. Já no dia 24, o horário de funcionamento será das 10h às 18h.

No Natal, a praça de alimentação funcionará das 12h às 22h. Nessa data, as áreas de lazer ficarão abertas das 14h às 22h.

Passeio das Águas

Até 23 de dezembro: Lojas e praça de alimentação funcionarão das 10h às 23h
24 de dezembro: Lojas e praça de alimentação funcionarão das 9h às 19h
26 de dezembro e 2 de janeiro: Lojas funcionarão das 14h às 20h. Já a praça de alimentação funcionará das 12h às 21h.
Natal e Ano Novo: Lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará das 12h às 21h, com abertura facultativa.

Bougainville

Até 23 de dezembro: Abrirá das 10h às 22h
24 de dezembro: Abrirá das 10h às 19h, sendo o período de 18h às 19h de abertura facultativa.
25 de dezembro: Fechado
31 de dezembro: Abrirá das 10h às 18h
1° de janeiro: Fechado

Shopping Mega Moda

O Grupo Mega Moda, composto pelos shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, não funcionará no Natal e Ano Novo. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, as lojas funcionarão das 7h às 16h.

Aparecida Shopping

Até 23 de dezembro: Lojas e quiosques funcionarão das 10h às 23h
24 de dezembro: Lojas e quiosque funcionarão das 10h às 18h
26 de dezembro e 2 de janeiro: Lojas e quiosques funcionarão das 10h às 22h.
25 de dezembro: Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h.

Goiânia Shopping

Dia 24 de dezembro: das 10h às 18h
Dia 25 de dezembro: Lojas fechadas. Praça de Alimentação funcionará das 10h às 22h.
Dia 31de dezembro: das 10h às 18h
Dia 1º de janeiro: Lojas fechadas. Praça de Alimentação funcionará das 10h às 22h

Araguaia Shopping

Dia 24 de dezembro: Lojas abertas das 8h30 às 18h. praça de alimentação funcionará das 10 às 22h
Dia 25 de dezembro: Lojas fechadas. praça de alimentação funcionará das 10h às 22h.
Dia 31de dezembro: Lojas funcionarão das 8h30 às 18h. praça de alimentação funcionará das 10h às 22h.
Dia 1º de janeiro: Lojas fechadas. praça de alimentação funcionará das 10h às 22h

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp