Zezé di Camargo é criticado por aparecer imitando estereotipias de autistas

4tye9kos6z_tum9rtblh_file

O cantor Zezé di Camargo está sendo duramente criticado nas redes após internautas afirmarem que ele estava imitando um movimento repetitivo, chamado estereotipia, feito por um dos dois irmãos gêmeos autistas que atendia nos bastidores de um show em Natal, Rio Grande do Norte.

O vídeo foi gravado no último sábado, 24, mas começou a viralizar nas últimas 24 horas após o influenciador e ativista anti capacitista Ivan Baron criticar a reação de Zezé.

“Estereotipias ou stims são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Se você ver [sic] ou se comunicar com alguma pessoa Autista e ela apresentar esses comportamentos, naturalize e não tente imitar para fazer uma graça, é um desrespeito grande! Vamos aprender?”, escreveu Ivan Baron na legenda.

Após a viralização do vídeo, internautas criticaram a postura de Zezé. “Capacitismo recreativo! Precisamos aprender a respeitar, para ser respeitados”, comentou uma pessoa. “Conheço essa duplinha de irmãos gêmeos, a mamãe deles tem uma conta no TikTok, eles são uns amores, super divertidos e inteligentes! Uma pena, essa falta de respeito”, escreveu outra.

Apesar das críticas, alguns fãs do cantor saíram em defesa dele e afirmaram que o trecho do vídeo que está sendo veiculado foi tirado de contexto. “Não que ele esteja certo, mas é bem desonesto usar só esse recorte do vídeo. Depois eles inclusive cantaram juntos”, defendeu uma seguidora.

Os irmãos gêmeos que aparecem no vídeo são Ângelo e Augusto Maia, eles acumulam mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Enquanto a mãe deles, que mostra a rotina de cuidado com os filhos, têm mais de 280 mil seguidores.

Assista ao vídeo de Zezé: 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

MC Boladin 211 é preso por suspeita de tentativa de feminicídio contra namorada de 16 anos

MC é preso por suspeita de tentar matar namorada de 16 anos

Um cantor de funk identificado como MC Boladin 211, de 20 anos, foi preso em flagrante em Porto Alegre (RS), acusado de tentar matar a própria namorada, de apenas 16 anos. O nome artístico do cantor é Bernardo Soares da Rosa e ele é suspeito de agredir a jovem com socos, chutes e coronhadas.

Além da tentativa de feminicídio, o artista foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, por ter destruído o celular da vítima, bem como uma pistola calibre 9 mm foi apreendida com o cantor no momento da prisão. Durante a audiência de custódia, Bernardo foi detido preventivamente para aguardar novas decisões da justiça.

Segundo relatos, o casal, que estava junto há um ano, se desentendeu por ciúmes e questões familiares. A jovem conseguiu escapar dos ataques do cantor ao se refugiar na cozinha, porém ele a perseguiu e ameaçou matá-la. Em um momento de desespero, ele foi buscar a arma no quarto.

Para se defender, a vítima utilizou uma faca para atingir a perna do agressor e conseguiu fugir do apartamento. Após sair do local, ela buscou auxílio com o porteiro do prédio, que acionou a Brigada Militar para intervir na situação.

Esse caso chocante evidencia mais um episódio de violência doméstica, ressaltando a importância de denunciar e combater essas situações de agressão. A segurança e integridade das vítimas devem ser prioridade, e iniciativas de proteção e amparo devem ser fortalecidas para evitar novos incidentes como esse.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp