Press "Enter" to skip to content

Zezé di Camargo é criticado por aparecer imitando estereotipias de autistas

Última atualização 02/07/2023 | 10:02

O cantor Zezé di Camargo está sendo duramente criticado nas redes após internautas afirmarem que ele estava imitando um movimento repetitivo, chamado estereotipia, feito por um dos dois irmãos gêmeos autistas que atendia nos bastidores de um show em Natal, Rio Grande do Norte.

O vídeo foi gravado no último sábado, 24, mas começou a viralizar nas últimas 24 horas após o influenciador e ativista anti capacitista Ivan Baron criticar a reação de Zezé.

“Estereotipias ou stims são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Se você ver [sic] ou se comunicar com alguma pessoa Autista e ela apresentar esses comportamentos, naturalize e não tente imitar para fazer uma graça, é um desrespeito grande! Vamos aprender?”, escreveu Ivan Baron na legenda.

Após a viralização do vídeo, internautas criticaram a postura de Zezé. “Capacitismo recreativo! Precisamos aprender a respeitar, para ser respeitados”, comentou uma pessoa. “Conheço essa duplinha de irmãos gêmeos, a mamãe deles tem uma conta no TikTok, eles são uns amores, super divertidos e inteligentes! Uma pena, essa falta de respeito”, escreveu outra.

Apesar das críticas, alguns fãs do cantor saíram em defesa dele e afirmaram que o trecho do vídeo que está sendo veiculado foi tirado de contexto. “Não que ele esteja certo, mas é bem desonesto usar só esse recorte do vídeo. Depois eles inclusive cantaram juntos”, defendeu uma seguidora.

Os irmãos gêmeos que aparecem no vídeo são Ângelo e Augusto Maia, eles acumulam mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Enquanto a mãe deles, que mostra a rotina de cuidado com os filhos, têm mais de 280 mil seguidores.

Assista ao vídeo de Zezé: